Fertilizantes: mercado devagar

24.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Nos últimos dois meses as vendas de fertilizantes ficaram abaixo dos volumes comercializados em anos anteriores. A crise financeira que abalou o mercado mundial, a redução do crédito e a oscilação do dólar foram os principais motivos, informa a Scot Consultoria.

O volume entregue ao consumidor final em outubro deste ano ficou 35,51% abaixo do mesmo período do ano passado. Esta redução pode ter conseqüência direta sobre a produtividade, visto que muitos agricultores estão reduzindo a quantidade de fertilizante utilizada no plantio.

Outro ponto importante é a queda considerável nos preços dos fertilizantes. As baixas cotações do barril de petróleo nas últimas semanas e o menor volume comercializado entre setembro e outubro levaram a estoques maiores e, conseqüentemente, a uma redução nos preços.

"Apesar da falta de crédito ao agricultor o momento é favorável à compra de fertilizantes. Contudo, as baixas não devem ser repassadas de imediato e o os preços devem cair mais um pouco nos próximos meses", comentam os analistas.

Por: Equipe Scot Consultoria - http://www.scotconsultoria.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025