Variação de temperatura prejudica produção cafeeira
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) está em processo de organização para a participação na Expointer que acontece de 28 de agosto a 05 de setembro, em Esteio. A instituição estará em dois locais no Parque Assis Brasil: a Casa da Fepagro, sua sede no parque, e o espaço denominado Caminhos da Integração, trabalho conjunto com a Emater/RS- Ascar e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
A Casa da Fepagro será local destinado a discussão de diversos temas de interesse do agronegócio do Estado. Neste ano, a instituição está com uma nova proposta. Segundo os organizadores do evento, a dinâmica não será em forma de palestra ou painel, mas com a abordagem de assuntos estratégicos e prioritários. Cada dia será tratado um tema, e especialistas das áreas estarão no local atendendo os interessados. A programação da Casa será a seguinte: na segunda-feira (30) – sanidade animal; na terça-feira (31) – alternativas sustentáveis para a região fumageira; na quarta-feira (01) – fertilidade e microbiologia do solo; na quinta-feira (02) – meteorologia e agrometeorologia – suas aplicações e na sexta-feira (03) produção animal.
No Caminhos da Integração, a Fepagro levará o “Museu 90 anos”, mostra de equipamentos e materiais que fizeram parte da história da pesquisa agropecuária do RS. Além disso, estarão expostos trabalhos nas áreas de piscicultura, apicultura e meliponídeos, fruticultura, sanidade animal e agroprocessos (processamento do produto a partir da planta ou animal produzido até chegar a indústria ou agroindústria). Neste local, “o público poderá conferir o novo layout da Fepagro”, assegura o diretor-presidente da instituição, Benami Bacaltchuk. Segundo ele, um visual mais moderno e atualizado.
A tecnologia de cultivo protegido de videiras de mesa com uso da irrigação, a horta doméstica, as plantas bioativas, a avicultura colonial serão outros assuntos que estarão no espaço. As temáticas buscam o incentivo da diversificação da produção rural e podem colaborar na manutenção do homem na atividade agrícola. O Caminhos da Integração, localizado na quadra 37 do parque, terá uma programação direcionada aos públicos especiais, sendo eles os jovens, as mulheres, os idosos e a família rural.
Gislaine Freitas
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
(51) 3288-8036
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura