SENAR promove Fórum Internacional Inovação para o Campo
Representantes da Fepagro e da Fundação Zoobotânica reuniram-se na tarde de segunda-feira (14) para debater temas ligados ao RS Biodiversidade, programa coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A Fepagro é responsável pela execução de um projeto que visa à preservação da pastagem nativa do RS frente à invasão do capim annoni, gramínea de origem africana que impede o crescimento de outras espécies.
Dentro do projeto, estão previstos dois estudos sobre o controle do capim annoni, coordenados pelos pesquisadores Gláucia do Amaral e Ângelo Schneider, na Fepagro Campanha, em Hulha Negra. No local e em outro município (ainda não definido), também serão realizados cursos destinados a técnicos, produtores e trabalhadores rurais sobre a prevenção da praga, organizados pela cientista Zélia Castilhos. O projeto ainda prevê um programa de combate à espécie, conforme previsto na lei estadual nº 13.187.
“Todo o Rio Grande do Sul foi invadido pela espécie, que é a principal ameaça à pastagem nativa do Estado”, destaca Castilhos, sobre a importância do combate ao capim annoni. “O problema é mais forte na Metade Sul, que é onde vamos concentrar as ações do programa”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura