Tortuga destaca os benefícios da linha NAC durante a Expoagro Afubra
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) participa, de 21 a 23 de março, da Expoagro Afubra 2012, Rincão del Rey, em Rio Pardo. A instituição levará para o evento meteorologistas do Centro Estadual de Meteorologia (CemetRS) que farão a previsão do tempo diariamente. Além disso, numa área experimental de 600m² estarão variedades de sorgo, feijão, milho e mandioca desenvolvidos pela fundação.
As pesquisas com sorgo visam disponibilizar cultivares mais produtivas e de maior qualidade, explica o pesquisador Zeferino Genésio Chielle. Segundo ele, na Expoagro serão apresentadas duas variedades de sorgo: Fepagro 19 e Fepagro RS 12. “A primeira produz biomassa de grande volume, especial para a produção de álcool, destilados, cachaça, melado e silagem para alimentação de animais. A outra serve para silagem e corte/pastejo, proporcionando vários cortes durante o ano”, afirma.
Na área experimental ainda poderão ser vistas pesquisas com mandioca das variedades frita (ideal para consumo frita), estrangeira (cozida) e Fepagro RS 13 (fabricação de farinha, multimistura e silagem). Além de experimentos com o milho varietal Fepagro 35 que produz grãos com boa qualidade para farinha e planta razoavelmente grande para a produção de silagem. O público poderá conferir o feijão preto Fepagro 26 que possui grande produtividade, especial para comercialização. A instituição possui um longo histórico no trabalho de seleção do feijão.
Uma outra área experimental de oito hectares será utilizada para dinâmica de máquinas agrícolas, no local estão variedades de sorgo Fepagro 19 e mandioca RS 13. Outro espaço destinado à área de bioenergia terá experimentos com variedades de mandioca (aceguá, estrangeira e prata) e o sorgo Fepagro 19, juntamente com a cultivar Embrapa BRS 506.
Fernando Dias/Comunicação Social
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura