Fepagro discute parcerias com Unipampa e UFRGS

25.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Mírian Socal Barradas

A Fepagro Forrageiras, unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária em São Gabriel/RS, está discutindo a formação de dois protocolos de cooperação com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A parceria com a Unipampa está relacionada a sistemas silvipastoris (combinação de árvores e pastagens em uma mesma área) e deve integrar professores e alunos de graduação da universidade com pesquisadores do Centro de Pesquisa Anacreonte Ávila de Araújo (denominação oficial da Fepagro Forrageiras).

Já o convênio com a UFRGS deve tratar do controle do capim annoni, gramínea de origem africana que compete com outras vegetações e, atualmente, é uma das maiores ameaças ao pasto nativo gaúcho. A pesquisa envolverá mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da universidade e cientistas da Fepagro.

“Estamos buscando criar uma parceria científica, e não apenas de troca de infraestrutura ou de mão de obra”, explica o pesquisador Júlio Trindade. “A vantagem do sistema silvipastoril é que, com a utilização concomitante de árvores e pastejo, há uma maior otimização da área; além disso, como o capim annoni não tolera o sombreamento das árvores, e essa pode ser uma alternativa para o combate da praga”.

Duas reuniões foram realizadas na semana passada para discutir os convênios. O próximo passo, segundo Trindade, é a formalização dos projetos de pesquisa e a busca por financiamento junto à Fapergs e ao CNPq.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025