Fenagro 2008 espera mais de 300 mil visitantes este ano

27.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

A maior feira do agronegócio do Norte-Nordeste, a Fenagro, chega à 21ª edição. A expectativa, para este ano, é de que mais de 300 mil pessoas venham prestigiar os mais de mil expositores, vindos de 17 estados do Brasil, além de representantes de 13 outros países. A Fenagro 2008 começa nesta sexta-feira (28) e segue até o dia 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

Mais de R$ 118 milhões devem ser movimentados nos negócios fechados na Feira. O presidente da Associação Baiana de Expositores (Abexpo), Jayme Fernandes, que está à frente da organização da Fenagro, acredita que é uma meta perfeitamente plausível. “O agronegócio corresponde hoje a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. E o sucesso que o evento vem alcançando ao longo de todos esses anos é também um reflexo do crescimento do agronegócio no Estado e, claro, do empenho na organização da Feira”, afirma.

Além da tradicional exposição de animais, a Fenagro 2008 traz também máquinas e implementos agrícolas, cursos, seminários e palestras, provas eqüestres, feira de artesanato, restaurantes regionais e apresentações folclóricas. Pelo quinto ano consecutivo, o Agroportal é destaque na feira, promovendo interação entre os produtores do agronegócio baiano e o mercado de atacado e varejo. O Banco do Brasil (BB) e o do Nordeste (BNB) estarão com estandes montados para oferecer linhas de financiamento voltadas especialmente para os produtores rurais.

Este ano, a feira elegeu o público infantil como fator de atração de público. A Fenagro Kids, como é chamado o conjunto de atrações voltadas para crianças, foi incrementada e traz novidades, como os túneis da carne e do leite, que mostram didaticamente os principais processos de produção de alimento.

Desafio

Os expositores, no entanto, acreditam que a estrutura atual do Parque de Exposições de Salvador está ficando insuficiente para abrigar uma das três maiores feiras de agronegócio do Brasil.

“É necessário readequar o equipamento para que possamos reduzir o custo de montagem e desmontagem da feira, que é imenso. É necessário investir em estrutura fixa, a exemplo do Agrocentro de São Paulo, onde acontecem eventos do agronegócio e também de outras naturezas. O Agrocentro tem atividade o ano inteiro e se sustenta”, pontuou o presidente da Abexpo.

Os recursos para a reforma do parque não precisam necessariamente vir do Estado. “O governo precisa tomar consciência desta nossa necessidade e começar a obra – ou então deixar que a iniciativa privada a faça”, salientou Fernandes.

Outra preocupação é a corrente que quer transferir a Fenagro para a cidade de Feira de Santana, a 110 KM da capital, que, segundo o presidente da Abexpo, não teria estrutura hoteleira nem aeroportuária para receber os expositores e visitantes que chegam de todo país e até do exterior. “A Fenagro é hoje uma das três maiores feiras do agronegócio do País e Salvador é a única cidade do Estado que tem condição de sustentar um evento deste porte”, argumentou.

Moderpec

Um dos principais destaques da programação da Fenagro 2008 é o II Encontro de Produtores do Programa de Modernização da Pecuária de Corte (Moderpec). O evento acontece, nos dias 02 e 03 de dezembro no Hotel Sofitel, em Salvador (BA), das 8h às 18h.

Além de aspectos técnicos ligados à produção de gado de corte, como a profissionalização da gestão e a produtividade dos rebanhos, o II Encontro do Moderpec vai discutir as perspectivas para o setor no cenário atual, marcado pela crise financeira mundial. Cerca de 300 participantes, entre produtores atendidos pelo Moderpec, técnicos, estudantes e representantes de todos os elos da cadeia da carne.

Também serão discutidas questões como a segurança alimentar e exigências do consumidor, o agronegócio da pecuária de corte no panorama atual e oportunidades para a exportação do boi em pé. A importância do marketing do produto também será abordada, com a apresentação do caso de sucesso.

Gabriel Gomes e Catarina Guedes

Fenagro Imprensa – Salvador (BA)

(71) 3379-1545

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025