FCA/Unesp realiza Simpósio de Silvicultura Tropical e Dia de Campo do Eucalipto
Começa nesta quarta-feira (18), a 11ª feira Sial China 2011, um dos maiores eventos de alimentos e bebidas do país. A feira, realizada em Xangai, termina na sexta-feira (20).
O Mapa participará da Sial juntamente com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat).
O estande brasileiro contará com mais 12 empresas dos setores de carne bovina e suína -- Nutribras, BRF Brasilfoods, Cooperfrigu, Cotrijui, Frialto, Frigol, JBS, Mafripar, Minerva, Rio Maria, Barra Mansa e Aurora Alimentos. Os estabelecimentos também poderão expor suas mercadorias para degustação.
Com esse evento, o Ministério da Agricultura consolida o resultado da missão presidencial à China, em abril deste ano. Durante a visita da presidenta Dilma Rousseff, o Brasil conquistou o acesso ao mercado de carne suína, além de investimentos naquele país para a carne bovina. Na ocasião, foram habilitados três frigoríficos de carne suína e a expectativa é habilitar mais dez estabelecimentos do país para o mercado chinês nos próximos meses.
Feira Sial China
O Salon International de l'Agroalimentaire (Sial) começou em 1964, na França. Na primeira edição, teve grande sucesso e a feira se expandiu para outras regiões, como América Latina, América do Norte, Oriente Médio e Ásia.
Na China, o evento é realizado anualmente e esta é a 11ª edição. Em 2010, o Sial recebeu 1.339 exibidores e 29 mil visitantes. Para 2011, a perspectiva é aumentar os números para 1.500 participantes e 35 mil visitantes de 80 países.
A intenção é reunir fabricantes nacionais e internacionais de produtos alimentícios e vinhos para desenvolver negócios entre os países e promover as suas mercadorias em todo o mundo e no maior mercado em crescimento.
Comércio bilateral
Desde 2008, a China é o principal comprador de produtos agropecuários brasileiros. Nos últimos três anos, houve um crescimento de 214% nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para aquele país, que passaram de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010.
Fonte: Mapa
(61) 3218-2203
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura