Previsão de crescimento de 5% para o PIB do agronegócio mineiro
Casa Branca Agropastoril e Cabanha Rincon del Sarandy faturam Nacional da Raça Angus.
No julgamento das fêmeas, a Casa Branca Agropastoril (Fama/MG), de Paulo de Castro Marques, levou a roseta de grande campeã da raça Aberdeen Angus com a vaca adulta FSL G Electra 49 TE, geração 2007.
O animal tem 830 quilos e apresentou-se com cria ao pé. Já a Cabanha da Espinillho (Cruz Alta/RS), de Roberto Soares Beck, ficou com o reservado grande campeonato. A fêmea Espinilho 7010 é da geração 2007, tem 719 kg e estava com cria ao pé. A Cabanha Rincon del Sarandy (Uruguaiana/RS), de Claudia Indarte Silva, obteve a terceira melhor colocação. Rincon Maligna 1192, geração 2007 e com 716 kg, sagrou-se como terceira melhor fêmea.
No julgamento de machos, êxito total para a Cabanha Rincon del Sarandy. Rincon Intruso 1248 del Sarandy, geração 2007 e 1.068 kg, foi apontado como o grande campeão da raça Aberdeen Angus na X Exposição Nacional da Raça Aberdeen Angus, realizada na Feicorte, em SP. A parceria Cabanha da Corticeira/GB Agropecuária, respectivamente, de Luiz Anselmo Cassol (São Borja/RS) e Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno (Porecatu/PR), faturou o reservado grande campeonato. O vencedor foi Quito Quebracho da Corticeira, geração 2007 e 1.044 kg. Já a Reconquista Agropecuária (Alegrete/RS), de José Paulo Dornelles Cairoli, ficou com o terceiro melhor macho. Reconquista TE 1447 Zorzal Striker é da geração 2008 e pesa 848 kg.
O jurado Roberto Vilhena considerou, com critérios, a participação da raça na Feicorte: “Primeiro, todos os expositores trouxeram o que tinham de melhor nos seus criatórios. Quanto às fêmeas busquei premiar animais com carcaças modernas, isto é, animais arqueados, musculosos e com harmonia, delicadeza e padrão racial”, pontuou. Já nos machos, Vilhena considerou “animais com musculaturas maiores, pescoços grandes, funcionais e que caminhassem bem”.
O presidente da Associação Brasileira de Angus, Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, parabenizou o Núcleo de Criadores de Angus de SP pela organização do evento e apontou o nível zootécnico apresentado: “Vimos animais bem preparados, com uniformidade e qualidade”, frisou.
Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 /
Fonte: Luciana Bueno Escritório de Comunicação (51) 9181 7734
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura