Redução do ICMS ajuda pecuaristas do Mato Grosso
A Seprotur, de MS, em parceria com o Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário, levam a programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), até os municípios de Aral Moreira (dia 29), Sete Quedas e Amambai (dia 30).
O evento conta com o apoio do Banco do Brasil, Sebrae/MS e das prefeituras e câmaras dos municípios, além dos demais parceiros e instituições de fomento ao setor.
O Coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS) – órgão vinculado a Seprotur - Carlos Roberto Golçalves, lembra que a realização desta etapa dos trabalhos do FCO Itinerante Agricultura Familiares, ocorrem devido a realização de importantes parcerias com as secretarias municipais de agricultura e pecuária dos municípios de Aral Moreira, Amambai e Sete Quedas. Ele lembra que foi firmado um pacto estratégico de atuação, focado no fortalecimento dos conselhos municipais de desenvolvimento rural Sustentável e a realização do programa de promoção do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). “Precisamos combinar as estratégias para que cheguem realmente até os produtores, e para isso, precisamos da atuação pontual dos conselhos municípios voltados a agropecuária sustentável”, destaca.
Em Aral Moreira, o evento que pretende orientar investidores, em especial os pequenos, para captação de recursos junto ao fundo, será realizado das 14h às 16h do dia 29, no auditório do Sindicato Rural, localizado a rua sete de setembro, 1.817, no jardim ouro verde. No dia 30, no município de Sete Quedas, as reuniões começam as 9h e seguem até as 11h30, no Centro Conviver, localizado a Rua Castro Alves, sem número. Encerrando o roteiro, também no mesmo dia, será a vez de Amambai, onde o encontro ocorrerá das 14h às 16h, na Câmara de Vereadores.
Desempenho
Durante a programação do FCO Itinerante, representantes da Superintendência do Banco do Brasil, devem apresentar o desempenho atual do setor na safra 2009/2010. De acordo com os últimos dados divulgados, de agosto, as liberações financeiras voltadas à agricultura familiar registram crescimento de 17% quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Ou seja, segundo os números, o volume de crédito nos primeiros 45 dias de safra saltou de R$ 3.17 milhões para R$ 3,70 milhões.
Da parte do governo estadual, Gonçalves ressalta que o evento deverá ser marcado pelo recado institucional de que há interesse e vontade política para que a agricultura familiar avance, sobretudo na ampliação das liberações do FCO junto ao setor. Ele lembra que existem aproximadamente 71 mil famílias na condição de agricultores familiares, e o executivo estadual, por meio do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (CEIF/FCO), pretende ampliar as ações de atendimento em 2010.
“O Estado quer ampliar as liberações e promover o desenvolvimento entre àqueles que não tem tido acesso ao crédito”, conclui.
Parceiros
São parceiros do evento, além das instâncias públicas federal, estadual e municipal, as Federações da Agricultura e Pecuária (Famasul), e dos Trabalhadores (Fetagri), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Associações Comerciais, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e Sindicato Rural.
CDRS/MS
O CEDRS/MS foi revitalizado pelo governo estadual em julho de 2007, e vem atuando no desenvolvimento rural sustentável, dando suporte estratégico ao fortalecimento econômico e institucional da agricultura familiar no Estado. O órgão é composto atualmente por 30 entidades do setor público, privado e dos movimentos sociais.
Mais informações podem ser obtidas nos telefones: Aral Moreira, (67) 3488-1863 e 3488-1194; Amambai: (67) 3481-2205 e 3481-1095; e em Sete Quedas: (67) 3479-1198 e 9948-9909.
Fonte: Assessoria de Imprensa Seprotur - (067) 3318-5053 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura