Megaleilão Montana alcança média de R$ 6,5 mil
Um grupo de aproximadamente 50 produtores rurais, de seis municípios da região de Botucatu, visitou nesta quinta-feira (16) o Sítio Modelos da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp para conhecer três sistemas que permitem a implantação da irrigação em pequenas propriedades, com custo muito abaixo dos sistemas tradicionais.
O objetivo da visita foi mostrar aos produtores uma alternativa de irrigação mais barata, capaz de viabilizar a agricultura regional de maneira intensiva. Além dos agricultores também participaram da visita agrônomos, técnicos agrícolas, funcionários da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).
Durante o período da manhã, o professor Edmar José Scaloppi, do Departamento de Engenharia Rural da FCA, apresentou a irrigação por sulcos, por aspersão e por gotejamento, na área do Sítio Modelo da FCA.
As apresentações dos sistemas no campo incluíram explicações sobre cada etapa da sua montagem e implantação e a possibilidade de tirar dúvidas pessoalmente com o professor Scaloppi.
No período da tarde, os participantes foram conhecer duas propriedades rurais no município de Águas de Santa Bárbara, que utilizam com sucesso os sistemas difundidos pela FCA.
O acesso a sistemas de irrigação pode ajudar os produtores familiares a melhorar sua produtividade, provocando mudanças significativas na sua situação econômica e social. Por isso, sua difusão na região têm recebido apoio da CATI. “Os sistemas de baixo custo desenvolvidos pelo professor Scaloppi podem garantir produção o ano todo para o pequeno agricultor”, afirma Jaime Duarte Filho, assistente agropecuário da regional da CATI em Botucatu.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura