FAZU analisa produto de empresa de Cingapura

29.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Laura Pimenta

A possibilidade de instalação de uma empresa de Cingapura (que se dedica a fabricação de fertilizante orgânico com base na compostagem de cama de frango) no Brasil fez com que uma amostra do produto daquele país começasse a ser analisada nos laboratórios de Solos e Nutrição Animal da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), com o objetivo de verificar teores de nutrientes como nitrogênio, fósforo, potássio, dentre outros.

Esta é a primeira fase de um projeto que pode culminar com a instalação definitiva de uma unidade da empresa de Cingapura na cidade de Uberaba/MG. O projeto teve início após recente visita de delegação da Prefeitura de Uberaba a Cingapura, com a participação do prefeito Anderson Adauto.

Para a fabricação do fertilizante orgânico estuda-se a possibilidade de aproveitamento de matéria prima (dejetos de frango) oriunda da fábrica da Seara, localizada no município.

A indicação dos laboratórios da FAZU foi feita pelo secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Humberto Guimarães e pelo engenheiro agrônomo, Antônio de Bastos Garcia, que visitaram as dependências da faculdade na última quinta-feira (28), quando foram recebidos pela diretora geral da faculdade, Dionir Dias de Oliveira Andrade e por Marco Antônio Simões Borges, supervisor de laboratório da FAZU.

Os laboratórios da FAZU possuem infra-estrutura completa para atender, inclusive, a demanda de empresas estrangeiras. Com uma ampla estrutura de laboratórios, a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) está devidamente credenciada a oferecer diversos serviços na área de análises de Solo, Nutrição Animal, Água e Alimentos e Bebidas. Além de uma estrutura completa, com profissionais altamente qualificados, os serviços oferecidos contam com preços extremamente acessíveis.

No laboratório de Solos da faculdade, os clientes podem ter acesso a um completo relatório de suas amostras solo. Através da análise de fertilidade do solo é que o pecuarista ou o agricultor poderá avaliar as condições de disponibilidade dos nutrientes para as diversas culturas e assim fazer a eventual aplicação de corretivos ou adubos na dose certa, com economia, sem desperdícios e sem agredir o meio ambiente A análise de solo feita pelo laboratório da FAZU é certificada pelo PROFERT (Programa Interlaboratorial de Controle de Qualidade da Análise de Solo).

Já a análise de Nutrição Animal tem como objetivo avaliar a disponibilidade de nutrientes contidos em forragens, silagens, matérias primas e rações utilizadas na alimentação de animais, de forma que sejam formuladas dietas alimentares equilibradas, capazes de contribuir com a maior produtividade e lucratividade da pecuária. O laboratório de Nutrição Animal da FAZU recebe a certificação da EPLNA – Ensaios de Proficiência para Laboratórios de Nutrição Animal.

O Laboratório de Análise de Bebidas e Alimentos, assim como o de Água, está à disposição, sobretudo de empresas alimentícias, para a realização análises microbiológicas e físico-químicas em seus processos industriais, com o objetivo de garantir maior segurança alimentar.

Mais informações sobre os laboratórios de análises da FAZU pelos telefones: (34) 3318-4114 ou 3318-4149 ou pelo e-mail

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025