Fazenda Santa Carolina é o grande destaque da PCAD 2011

21.12.2011 | 21:59 (UTC -3)
Cida de Oliveira

Reconhecida pela produção de touros rústicos a campo, de grande qualidade e funcionalidade, a Fazenda Santa Carolina, de Imbituva, no Paraná, consolida também a sua tradição na formação de grandes campeões nas provas de performance da raça Canchim.

Na prova 2 da PCAD (Prova Canchim de Avaliação de Desempenho), encerrada neste mês de dezembro, no Confinamento Malibu, em Campo Grande, Ozônio da Santa Carolina ficou com o primeiro lugar entre os 119 animais Canchim PO participantes, liderando o grupo Elite. A propriedade, de Mário Nascimento de Paula Xavier, classificou ainda um tourinho no grupo Superior Plus e outro na categoria Superior.

O êxito nesta segunda prova, que reuniu animais nascidos entre os meses de outubro a dezembro de 2010 em criatórios de vários estados, repete o sucesso no primeiro teste, que avaliou aqueles nascidos entre julho e setembro. Na ocasião, entre os 14 Elite, três são da Santa Carolina. Ole MN da Santa Carolina ficou em segundo lugar, Ocorrente da Santa Carolina, em 9º lugar, e Odre MN da Santa Carolina, em 14º.

Para se ter uma ideia da genética superior da Santa Carolina, o touro Itaqui MN da Santa Carolina, primeiro lugar na prova da Esalq realizada em 2007, é irmão de Ozônio, o campeão da prova 2, e pai de dois outros tourinhos do grupo Elite do mesmo teste. Itaqui e Ozônio são filhos de Caluda da Santa Carolina, que fez campeões dois de seus três filhos machos. Ainda na prova 1, dos 18 animais classificados como Superior Plus, sete são filhos de touros da Santa Carolina. E dos 12 Superiores, cinco são descendentes do mesmo rebanho.

Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) e responsável pelo trabalho de seleção na Santa Carolina, Délcio de Freitas sempre acreditou que a genética Santa Carolina é excelente, produtiva e funcional. “É por isso que os animais de sua produção sempre estiveram bem colocados em provas de avaliação da raça. Claro que é uma conquista. O destaque em um grupo de animais de qualidade superior nos traz grande satisfação”.

Para ele, outro grande motivo de orgulho entre tantos resultados ótimos como um todo, é poder verificar que não apenas a Santa Carolina, mas toda a raça Canchim, terá à disposição entre 30 e 35 novos touros bem avaliados já em 2012 para trabalhos de repasse em rebanhos de seleção.

Na avaliação de Délcio, parte do sucesso do rebanho da propriedade se deve ao formato da prova, que consiste em regime alimentar equilibrado, similar ao sistema adotado pela fazenda. Tal trabalho visa avaliar a capacidade de ganho em touros promissores quanto ao bom desempenho e funcionalidade a campo, com alta capacidade de trabalho em cobertura e fertilidade.

Para o técnico, a PCAD é uma excelente ferramenta de seleção com custos acessíveis a todos criadores que desejam utilizá-la em seu rebanho. “Com isso estamos colocando a raça Canchim no rumo correto de seleção e promoção, com efeitos positivos”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025