Pesquisadores de aveia anunciam sete novas cultivares
Ampar Agropecuária prepara introdução de sistema integração lavoura-pecuária-floresta, desenvolvendo atividades de planejamento.
A Ampar Agropecuária, localizada em Conceição do Tocantins/TO, que vinha utilizando o manejo extensivo de pastagens com cria de bezerros, agora implementará seu sistema com a introdução da integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF), realizando manejo rotacionado das pastagens.
Um estudo de viabilidade técnica e econômica foi realizado, o que permitiu avaliar a nova forma de investimento com horizonte de 15 anos, o próximo passo será a implementação de procedimentos de gestão para o novo negócio. Segundo Rodrigo Paniago, sócio da Boviplan e consultor responsável pelo atendimento a Ampar, a forma de monitorar operações rotineiras aliada ao controle financeiro é fundamental para garantir a introdução do novo sistema de produção, e ainda diz que apesar do controle financeiro ser realizado há muito tempo, os usos dos dados gerados podem ser melhorados, modificando a forma de anotação e apresentação dos mesmos, ligando o tema ao controle dos fatores de produção.
Todas as operações implementadas passarão por controle de consumo de suplementos, combustíveis, manejo de pastagens até rendimento das operações mecanizadas. No entanto, garante Paniago, o importante é a forma como os dados levantados são utilizados pela equipe gestora. “Não adianta nada implementar um monte de controles se a equipe não está comprometida com o monitoramento, para isso é fundamental o entendimento do porque, quando e, principalmente, como controlar as informações necessárias”, explica Paniago.
Segundo o consultor da Boviplan, é fundamental ter os dados de fluxo de caixa e resultados operacionais sempre atualizados, sendo muito importante ter informações para tomada de decisão, pois diversas oportunidades se apresentam ao longo do ano como desafios, já que o ramo em questão as mudanças de mercado e de clima comumente promovem interferências durante o ciclo produtivo do produto.
Com esta mudança na gestão, a Ampar visa produzir, além dos tradicionais valores presente líquido, taxa interna de retorno e rentabilidade, informações como custo de produção por saca, por cabeça, por arroba, por mês, por hectare e entre outros, a fim de possibilitar o uso de outros fatores para a avaliação do projeto.
"Estamos comprometidos com a busca pelo melhor resultado para os nossos clientes, por isso não focamos somente na máxima produtividade e sim na melhor rentabilidade", explica Paniago. O consultor informa ainda que o novo sistema de produção apresentado a Ampar possibilitará um incremento de R$300,00 de lucro por hectare em comparação ao sistema de produção anterior. “Entendemos que esta ainda não é a melhor rentabilidade, frente ao potencial da fazenda, por isso iremos providenciar novos estudos, variando alguns fatores ligados às tecnologias aplicadas, que possibilitarão melhores resultados”, explica Paniago.
Ana Paula Ribeiro
Boviplan Consultoria Agropecuária Ltda.
19 34348188 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura