Fazenda multada em R$ 1 milhão por manter depósito irregular de embalagens

22.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

A fiscalização do Ibama no Piauí multou em R$ 1 milhão e embargou atividades de uma fazenda onde era mantido um lixão de embalagens de agrotóxicos a céu aberto, em uma área de 1,5 hectares, no município de Baixa Grande do Ribeiro, a 600 km de Teresina. No local, milhares de embalagens eram jogadas próximo a cursos d´água, causando danos ao meio ambiente e oferecendo riscos à saúde humana.

O crime ambiental ocorreu em área de reserva legal averbada. Além das embalagens, no lixão clandestino havia lixo doméstico, restos de construção civil e também várias carcaças de animais, como suínos, bovinos, caprinos e ovinos, que confirmam a gravidade da contaminação provocada pela destinação inadequada das embalagens de produtos tóxicos. A licença ambiental da propriedade foi caçada.

Nos últimos cinco anos no Piauí, 90 estabelecimentos foram autuados pelo Ibama por degradação ambiental, 74 por poluição e 294 foram interditados. A autuação foi comunicada ao Ministério Público, que recebeu o relatório completo da ação, para providências no âmbito criminal. O autuado tem prazo de 20 dias a partir da data de autuação para apresentar defesa.

Letícia Pereira e Christian Dietrich,

Ascom/Ibama

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025