Fazenda da ONG Projeto Água ganha Horta Escolar em parceria com Agristar

07.08.2012 | 20:59 (UTC -3)
Ana Flavia

Com o objetivo de incentivar o consumo de verduras e legumes entre as crianças da região de Petrópolis (RJ), foi inaugurado no dia 27 de julho o programa Horta Escola, por meio da parceria entre as empresas Agristar e Carbografite, ambas da cidade.

O programa foi implantado na fazenda da ONG Projeto Água, de propriedade da Carbografite, pela equipe do Instituto de Ação Social Agristar, braço social da empresa. O objetivo é incentivar o plantio e o consumo de verduras e legumes, dando a oportunidade para que as crianças vivenciem o processo de plantio e colheita, bem como o conhecimento no campo das características do alimento consumido em casa.

“O objetivo do programa Horta Escola é oferecer a oportunidade de conhecimento do plantio e colheita das hortaliças servidas em casa e nas escolas às crianças. Muitas delas demonstram interesse em saber como inicia, na prática, o ciclo do cultivo das plantas e assim produzir alimentos saudáveis”, explica a engenheira agrônoma e vice-presidente do Instituto de Ação Social Agristar, Maria Carolina Rodrigues.

Durante todo o dia da inauguração, filhos de funcionários das duas empresas participaram de palestras e atividades ligadas à preservação do meio ambiente. Além disso, realizaram o plantio de mudas nativas em áreas de reflorestamento da fazenda e participaram de uma oficina de arte, na qual pintaram o espantalho “Agristinho” que foi construído de caixinhas de leite, trabalho coordenado pela artesã e voluntária Chris Faria.

“A ideia é que as escolas da região, além de visitarem a fazenda pelo Programa de Reflorestamento, vivenciem esta nova experiência, oferecendo a essas crianças o contato com a terra e com a produção de alimentos. Buscamos com isso sensibilizar ecologicamente as crianças, que são o futuro de nosso planeta”, afirma Maria Carolina.

Além da Agristar e da Carbografite, também participaram da organização do programa Horta Escola as empresas Itaverde, Mudas Katsumoto, Astro Agrícola e Marmoraria Itaipava.

“A união entre as empresas foi importante para que tudo acontecesse com muita qualidade. Para nós, da Agristar, o programa é muito importante, pois segue a linha desenvolvida pelo Instituto Agristar junto à sociedade, a fim de mostras para as crianças a importância do consumo de hortaliças e, consequentemente, por meio delas, incentivar os pais a proporcionar uma alimentação equilibrada com nutrientes adequados para a saúde de todos em casa”, finaliza vice-presidente do Instituto de Ação Social Agristar.

Desenvolvendo e atuando nos últimos sete anos com trabalhos focados em educação ambiental em escola e empresas, o Projeto Água tem como principal fonte de mão de obra e apoio funcionários, fornecedores e pessoas ligadas à empresa Carbografite, principal mantenedora do projeto. O Projeto Água passa, a partir desta nova etapa, a contar com o apoio e incentivo de outras empresas, abrindo as portas para voluntários, novas ideias e novos projetos.

“Esta nova etapa é muito importante para nós, pois o projeto vem ganhando força, visibilidade e amplitude, e mostra, mais uma vez, que está de portas abertas a novas empresas e parceiros que queiram participar de nossas ações em busca da preservação do meio ambiente na construção de um mundo melhor”, afirma a Coordenadora do Projeto Água, Sylvia Reis Firmeza.

Divulgação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025