Faltam touros avaliados no mercado, afirma presidente da ANCP

04.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Sandra Lima

O crescimento do mercado interno e externo da carne segue a tendência de valorização da qualidade comprovada. Dentro deste contexto, as avaliações genéticas dos animais ganham cada vez mais importância e tornam-se obrigatórias. As avaliações minimizam erros e permitem uma seleção mais eficiente, o que facilita o atendimento da demanda do mercado.

Essa lógica pode ser observada na oferta de animais em leilões. O pregão Touros Terra Boa, por exemplo, só comercializa animais melhoradores avaliados por entidades conceituadas em genética. A próxima edição do leilão está marcada para o dia 10 de julho, às 13 horas e será realizada no Recinto Boitel, em Araçatuba (SP).

Na oportunidade, serão leiloados 120 touros Top e 10 bezerras Top 10%. Todos os animais são avaliados pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), têm registro definitivo da ABCZ e passaram também por exame andrológico, o que garante a aptidão para a reprodução. Tanto a ANCP como a ABCZ são as entidades mais conceituadas do Brasil quando o assunto é avaliação genética.

Todos também são analisados por marcadores moleculares de DNA, que asseguram a qualidade genética na seleção e possuem o Clarifide Nelore, exame de DNA realizado pela Pfizer em bovinos. O teste verifica o potencial genético por amostra de sangue ou de sêmen.

O proprietário da fazenda, o pecuarista e vice-presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), José Luiz Niemeyer dos Santos, defende que os programas de melhoramento genético são mais eficazes do que os julgamentos das exposições."Esses espaços [exposições] perderam o propósito e estão se transformando em provas zootécnicas mal feitas", afirma.

Déficit de touros avaliados no mercado - O presidente da ANCP e professor da Universidade de São Paulo (USP), Raysildo Lôbo, destaca que é importante investir cada vez mais em touros avaliados. “Esse esforço agrega valor ao produto e aumenta a lucratividade. O investimento é pequeno quando comparado com a melhoria das características economicamente importantes que eles proporcionam".

Ele explica ainda que o mercado interno e externo de carne está em plena expansão, mas faltam animais aptos para atender a clientela. “Necessitamos de cerca de 400 mil touros/ano e dispomos apenas de cerca de 25 mil touros/ano com avaliação genética. É preciso melhorar este número, pois as avaliações minimizam erros e permitem uma seleção mais eficiente, o que facilita o atendimento da demanda do mercado”.

Valorização da informação genética e responsabilidade ambiental - A fazenda é referência em sanidade e garante um rigoroso controle de qualidade. Seleciona Nelore desde 1965 e foi pioneira ao aderir o Programa de Melhoramento Genético da ANCP em 1992. No mesmo ano, a propriedade entrou para o Programa de Melhoramento Genético Nelore Brasil, cujas avaliações foram uma importante ferramenta na orientação da seleção.

Em 2008, Terra Boa foi a primeira fazenda de pecuária a receber o ISO 14001, considerada a mais alta certificação ambiental. A premiação é promovida pela International Organization for Standardization (ISO). Recentemente, recebeu durante o 17º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, o selo Global G3 – Sustentabilidade Genética, maior certificação de qualidade em produção concedida pela ANCP.

Para essa conquista, a Terra Boa comprovou excelência na formação de animais melhoradores, que contribuem positivamente para a nova economia verde, demonstrando assim os efeitos positivos ao ambiente através do uso de animais geneticamente superiores.

A propriedade já havia recebido os selos G1 em Qualidade da Informação, que premia fazendas pela integridade e confiabilidade dos dados e o G2 em Melhoramento Genético, que aponta as propriedades com evolução das características importantes de animais.

4º Leilão Touros Terra Boa

10 de julho, às 13 horas

Recinto Boitel, Araçatuba (SP)

Central Leilões

Canal Rural

(18) 3608-0999

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025