Faeg recebe nesta quarta-feira (6) produtores de tomate de 13 países pertencentes ao WPTC

05.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

Produtores de tomate de 13 países pertencentes aos quatro continentes que fazem parte do Conselho Mundial de Tomate para Processamento (WPTC, sigla em inglês) serão recebidos pelo presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, nesta quarta-feira (6), às 8 horas, na sede da entidade, em Goiânia. A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) é atualmente a representante do Brasil no conselho.

Os objetivos da visita dos membros da WPTC ao Brasil é conhecer o mercado nacional e o setor produtivo, fomentar o trabalho para aumentar a inserção do Brasil no mercado mundial de tomate industrial e propor a realização do 12º Congresso Mundial de Tomate Industrial no Brasil, em 2016. Anualmente é realizado em Goiânia, o Congresso Brasileiro do Tomate Industrial, que neste ano terá a quinta edição, realizada em novembro.

O Brasil é hoje o quinto maior produtor mundial de tomate industrial e responsável por 43% de toda produção de tomate do Hemisfério Sul, cuja produção em 2010 alcançou 1,8 milhão de toneladas. Toda a produção brasileira é feita por 23 indústrias, sendo que 13 estão sediadas em Goiás, Estado que concentra a maior fatia da produção nacional, que corresponde a 986,9 mil toneladas e a 55% do total brasileiro. Destaques para os três municípios que mais produzem em Goiás, Cristalina com 245 mil toneladas, Morrinhos 225 mil toneladas e Itaberaí com 90 mil toneladas.

A WPTC congrega hoje membros de 19 países, que representam 95% de todo o tomate processado no mundo. O Conselho tem por objetivo manter o estreito relacionamento entre produtores e indústria; estudar os mercados e diagnosticar os pontos positivos e negativos, sugerindo adequações para melhorar a qualidade e a comercialização do tomate; e incrementar ações que aumentem o consumo do tomate e derivados no mundo.

Visita dos membros da WPTC

06 de julho de 2011

8h

sede do Sistema Faeg/Senar. Rua 87, n° 662, Setor Sul, Goiânia/GO

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025