Expointer 2023: qualidade na secagem e armazenagem de grãos é foco da Emater/RS

No espaço temático, é reforçada a importância do uso desta tecnologia na propriedade rural

31.08.2023 | 15:07 (UTC -3)
Marcela Buzatto
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A tecnologia para secagem e armazenagem de grãos recomendado pela Emater/RS em todo o Estado é um modelo de custo baixo e que prioriza a qualidade dos grãos armazenados. Essa importante ferramenta para o produtor rural faz parte das temáticas apresentadas pela Instituição na 46ª Expointer, feira realizada no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, até domingo (03/09). Nesta edição da feira, o foco da Emater/RS é a inovação e tecnologia em busca da sustentabilidade e sucessão rural. Neste sentido, a secagem e armazenagem de grãos na propriedade rural tem destaque importante.

No espaço temático, é reforçada a importância do uso desta tecnologia na propriedade rural. O modelo de silo secador desenvolvido pela Emater/RS, construído em alvenaria, está exposto na feira, utilizando sistemas de geração de energia solar fotovoltaica conectados à rede e outro autônomo (Off Grid). A equipe técnica da Emater/RS orienta os produtores quanto aos cuidados de manejo do silo, os aspectos de construção, previsão de custos e definição do tempo de secagem das culturas de grãos.

“Neste espaço, nós temos como propósito demonstrar aos visitantes a importância desse trabalho, de secagem e armazenagem de grãos, ser feito na propriedade. Destacamos as vantagens do uso dessa tecnologia, como a redução de custos e a garantia da qualidade do grão armazenado. Atrelado a isso, também estamos apresentando, através de parcerias, o uso do sistema de energia solar fotovoltaica, que contribui para a redução dos custos na propriedade”, comentou o extensionista rural Rodrigo Sasso Rodrigues.

A equipe técnica da Emater/RS também destaca, nesta parcela temática, as orientações quanto ao manejo dessa infraestrutura, bem os cuidados para a armazenagem correta dos grãos. “Nesse aspecto, estamos orientando e alertando aos produtores quanto às pragas que podem acometer os grãos que são produzidos e armazenados nas propriedades rurais gaúchas”, completou.

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro