Expointer 2014 - Divulgados os vencedores da 3ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar

04.09.2014 | 20:59 (UTC -3)

Na tarde desta quarta-feira (03/09), durante a 37ª Expointer, foram divulgados os vencedores da 3ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar (confira a lista abaixo). O anúncio foi feito após a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Os produtos concorrentes – vinho tinto fino seco, vinho tinto de mesa seco, suco de uva, queijo, salame, cachaças prata e envelhecida e mel - foram avaliados na segunda e terça-feira, no espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer. Aroma, sabor, consistência e cor foram alguns dos aspectos analisados pelo júri, composto por chefes de cozinha, professores da UFRGS, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e técnicos da Emater/RS-Ascar.

O concurso teve por objetivo incentivar a qualificação dos produtos provenientes das agroindústrias familiares e as boas práticas de fabricação, além de reconhecer a qualidade dos alimentos produzidos por essas agroindústrias. “É o reconhecimento do trabalho feito durante todo o ano na propriedade, para termos um produto de qualidade à disposição dos consumidores”, afirma Paulo Henrique Glanzel, da agroindústria Mel Vô Willy, de Encantado, que conquistou o 1º lugar na categoria mel pelo segundo ano consecutivo.

Conforme Glanzel, para se obter um produto de boa qualidade, o apicultor deve ter muito cuidado no manejo das colmeias, principalmente durante a extração do mel. “É quando se deve ficar atento para não contaminar o mel com fumaça e poeira”, explica. Para Everton Mascarello, da Adega Mascarello - vencedora do 1º lugar na categoria vinho tinto de mesa seco -, o agricultor deve sempre procurar as melhores técnicas de produção e o auxílio de entidades, como a Emater/RS-Ascar e a Embrapa, para qualificar a sua produção. “O concurso é um incentivo para que todas as agroindústrias busquem sempre melhorar o seu produto”, destaca o vitivinicultor de Flores da Cunha, que havia conquistado o 2º lugar em 2013.

Já Rafaela Albuquerque Jacobs, proprietária da agroindústria Sabores do Rancho Laticínio, de Estância Velha, acredita que a mudança na elaboração de seus queijos fez com que ela saísse do 8º lugar no ano passado, para conquistar a primeira colocação este ano. “Preparei uma remessa com queijos mais maturados e acho que os jurados aprovaram”, afirmou a produtora.

O público reconhece o esforço dos produtores para obter um produto de boa qualidade. A prova disso foi a grande movimentação nas bancas das agroindústrias vencedoras, que faziam questão de deixar bem visíveis as placas recebidas como premiação. “Foi só colocar a placa e eu já vendi uns 50 kg de mel. Acho que não vou ter produto para vender no fim de semana”, prevê Glanzel.

O concurso foi promovido pela SDR, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Seapa, Emater/RS-Ascar, UFRGS, Embrapa Uva e Vinho e Aprodecana.

Confira a lista dos vencedores:

Vinho tinto fino seco:

- 1º lugar: Paludo Vinhas e Vinhos

- 2º lugar: Hex Von Wein – Coopernatural

- 3º lugar: Azienda Bassani – Vinícola Bassani

Vinho tinto de mesa seco:

- 1º lugar: Adega Mascarello

- 2º lugar: Vinhos De Bastiani – Vinícola De Bastiani

- 3º lugar: Di Parole – Vinícola Bassani

Suco de uva:

- 1º lugar: Agroindústria Carraro

- 2º lugar: Agroindústria Scalco

- 3º lugar: Coopeg

Queijo:

- 1º lugar: Sabores do Rancho

- 2º lugar: Puro Sabor do Interior

- 3º lugar: Queijaria Somacal

Salame:

- 1º lugar: Saci Agroindustrial

- 2º lugar: Ferrari Alimentos

- 3º lugar: Bauerhaus

Cachaça prata:

- 1º lugar: Harmonie Schnaps

- 2º lugar: Velho Alambique

- 3º lugar: Alambicana - Harmonie Schnaps

Cachaça envelhecida:

- 1º lugar: Weber Haus

- 2º lugar: Unser Schnaps

- 3º lugar: Harmonie Schnaps

Mel:

- 1º lugar: Mel Vô Willy

- 2º lugar: Apihomel

- 3º lugar: Apicultura Teixeira

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025