Expodireto Cotrijal é palco de parceria

17.03.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Casa Cotrijal foi o palco da assinatura do Contrato de Cooperação Técnico Científico entre a Cotrijal, a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa, e a Universidade de Passo Fundo (UPF).

"A expectativa que todos nós temos é de que os benefícios se estendam muito além destas três entidades. Mas que venha ao encontro a todos àqueles que trabalham no campo. A UPF trabalhou estes 40 anos em prol da comunidade; a Fundação Pró-Sementes tem este interesse também; a Cotrijal, a feira, abrange uma gama significativa de produtores rurais, então todos tem o mesmo intuíto, que é o crescimento de todos, crescimento com novas tecnologias, com pesquisa, e que venha trazer benefícios para toda esta área, tornando a agricultura cada vez mais forte em toda a Região", sintetizou a vice presidente do Conselho Diretor da Fundação Pró-Sementes, Verônica Bertagnolli.

A providência, segundo o gerente de Produção da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, é fundamental, porque é centrado no grande objetivo da feira, que é a geração de conhecimento, de inovações e de tecnologias.

"Quando se vê uma instituição de pesquisa, renomada, como a UPF, firmar um convênio com uma Fundação Pró-Sementes, mantida por multiplicadores de sementes, que tem o objetivo também de gerar novas informações, principalmente centradas em produto tão importante como a aveia, os cereais de inverno, e futuramente soja, é motivo de muita satisfação, porque a feira se consolida como um palco aonde as coisas acontecem, aonde as inovações ocorrem centradas no grande objetivo da feira, que é conhecimento, tecnologias, informações e bons negócios, principalmente em função de parcerias de longa duração", disse Gelson de Lima.

O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, destacou a importância do tripé Cotrijal - UPF - Fundação Pró-Sementes, sintetizando, na oportunidade da assinatura do documento, que o importante para a Cotrijal e para a feira, "é o somatório do conhecimento", possível, na Expodireto Cotrijal através de "parcerias inteligentes, como estas, que a feira vem buscando ao longo do tempo, de forma a levar benefícios importantes ao produtor rural", detalhou Nei Mânica.

O convênio irá possibilitar o desenvolvimento de novas cultivares de soja, trigo e aveia. O acordo também prevê a implementação de programas e projetos de pesquisa, experimentação, treinamentos, consultas, estágios e extensão universitária, e o intercâmbio de pesquisadores, professores e técnicos. A Pró-Sementes destaca que o trabalho deve iniciar em breve, em torno de novas cultivares de aveia preta e branca.

Expodireto Cotrijal amplia rodadas de negociações

A XI edição da Expodireto Cotrijal está abrigando, no Pavilhão Internacional, uma série de intensas rodadas de negociações, possíveis não somente pela internacionalização da feira, há 2 anos, mas também pelo trabalho intenso do setor, iniciado antes mesmo daquele período.

"Nós estamos colhendo os frutos de um trabalho iniciado antes mesmo da providência forte tomada pelo presidente Mânica, da internacionalização da feira. Mesmo porque o Pavilhão Internacional foi criado, dentro da Expodireto, há seis anos. A partir dali se iniciou contatos com o Itamaraty, com os cônsules, com as Câmaras Bi-Laterais, com a Secretaria de Assuntos Internacionais e com empresários. O resultado é que, com dois anos de internacionalização da feira nós temos aqui mais de 60 importadores estrangeiros e delegações de mais de 50 países no Parque da Expodireto Cotrijal", comemora o coordenador do Pavilhão Internacional, Adelar Francisco Baggio.

Tendo dado, inicialmente, ênfase para as rodadas de negociações voltadas às máquinas agrícolas, que podem ser consideradas o coração da Expodireto Cotrijal, o Pavilhão Internacional, a partir desta XI edição diversifica.

"Nós estamos iniciando, neste ano, as rodadas além das máquinas agrícolas, que é na área do leite, na área de grãos e de carnes. Então é algo diferente daquilo que se fazia, mas que está dentro do contexto da Expodireto Cotrijal. Pelo que se registrou de interessados especificamente nestas áreas, alguns já indo além, como a agricultura, podemos dizer que abrimos um leque grande, que, possivelmente, se amplie já a partir do próximo ano", prevê Baggio.

O ponto alto até o segundo dia de Expodireto Cotrijal (terça-feira), registrado pela organização, foi a presença de uma comitiva de 30 empresários alemães, entre eles autoridades e experts em negócios, que se impressionaram com a feira. O interessante nestas visitas, a maioria delas custeadas pela Expodireto Cotrijal, são os relatórios feitos por seus integrantes, repassados às autoridades afins de cada país. Este é um trabalho multiplicador, e que possibilita que a feira se faça presente, também fora do Brasil, em segmentos fortes e que podem gerar benefícios não só para a Região, mas para o país.

"Nós entendemos que a feira tomou proporções interessantíssimas, e que hoje são reconhecidos pelos Executivos estadual e em nível Federal. E isto tem um efeito multiplicador. No ano passado nós contamos com a presença de diretor do Itamaraty. Hoje ele está voltando! Ele mesmo nos enviou material informativo com todos os pontos de setores de comercialização do Ministério das Relações Exteriores no mundo, e vêm para que se converse no que o Itamaraty pode participar na promoção da exportação e promoção da Expodireto", destaca Baggio.

A dica do coordenador do Pavilhão Internacional, é que todos os outros setores da área da Expodireto Cotrijal pensem na sua internacionalização. "Não é só o Pavilhão Internacional, mas o empresário que está participando, o pesquisador, as cooperativas, estão fazendo parte de um segmento que está se internacionalizando. Então, a Expodireto Cotrijal é o convite para as pessoas se internacionalizar. Por quê? Nós vivemos na fase da globalização; é importante que o produtor se globalize, que a propriedade rural pense no horizonte internacionalizado. Assim, a Expodireto Cotrijal é um puxador, um puxador que diz: 'este rumo é o rumo certo!'".

Jantar reúne representantes internacionais

Um jantar foi oferecido nesta terça-feira, 16/03, às delegações estrangeiras que participam das negociações no Pavilhão Internacional na Expodireto Cotrijal 2010. O jantar aconteceu no Restaurante Eventus, na sede da Cotrijal, em Não-Me-Toque, e reuniu cerca de 150 pessoas.

Conforme o presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Mânica, houve um incremento muito grande na divulgação internacional e também na participação de estrangeiros nas negociações na Expodireto Cotrijal 2010. Neste ano, 50 países participam das rodadas de negócios, representados por 60 importadores. No ano passado, a feira contou com a presença de 15 importadores.

Entre os países com maior delegação estão a Polônia, com 15 representantes, e a Alemanha, com 30. Também se destacam na participação nas negociações no Pavilhão Internacional representantes da África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, Bulgária, Chile, China, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Hungria, Jordânia, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela e Vietnã.

Neste ano acontecem rodadas diárias de negócios no Pavilhão Internacional, envolvendo compradores estrangeiros demandantes de grãos (soja, milho, trigo e arroz), carnes (bovina, suína e de aves), lácteos e máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. As entidades parceiras nas rodadas são Sebrae, CIN/Fiergs e Simers.

Para o embaixador e chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul, Cláudio Lira, que se fez presente ao jantar, a Expodireto Cotrijal é grande divulgadora dos produtos e da competência brasileira. “É uma feira exemplar, focada em negócios e na difusão de tecnologia e informações, que, tenho certeza, a cada ano vai atrair mais o interesse estrangeiro”, comentou.

ASSINADO CONVÊNIO PARA O AGRIMETAL MEETING

Durante o jantar, o presidente da Cotrijal e o diretor superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes, assinaram o convênio para a realização do AgriMetal Meeting 2010, rodada de negócios que ocorreu pela primeira vez em 2009, envolvendo compradores e vendedores dos segmentos de pré-colheita, colheita, pós-colheita e metal mecânico. O evento de 2010 está marcado para os dias 29 e 30 de setembro, no Parque da Expodireto Cotrijal.

Fonte: Cotrijal -

/ (54) 3332 2500 - Ramal 2678

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025