Exportação de soja bate recorde em abril e mercado árabe se mostra promissor
Exportações para o Oriente Médio, no primeiro trimestre, resultaram em uma receita total US$ 157 milhões; Arábia Saudita e Irã foram os países que mais importaram
A Expocafé 2021 será realizada no formato totalmente virtual. O evento, que ocorre entre os dias 18 e 21 de maio, contará com estandes virtuais para apresentação e negociação de maquinários e insumos para a cafeicultura. Além de programação técnica variada, destinada a produtores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais que atuam em diversos segmentos da cadeia produtiva.
Esta é a segunda vez que o evento será online, em função das medidas de distanciamento social, necessárias para o controle da pandemia. “Caminhamos para uma edição que terá números próximos ao dobro de expositores, na comparação com o ano passado. Podemos dizer que houve um aprendizado tanto por parte da organização, quanto por parte das empresas. O virtual, na atual circunstância, é a ferramenta mais utilizada para a aproximação do mercado com o cliente”, avalia o coordenador de Negócios da Expocafé, Antônio Nunes.
O coordenador acrescenta que essa ferramenta de negócios terá espaço garantido, mesmo com o retorno dos eventos presenciais. “Essa tendência foi acelerada, mas é um prazo maior, certamente, os eventos teriam características de híbrido, no qual as pessoas, além da possibilidade de ver in loco, podem escolher o que for mais confortável para elas no momento, inclusive, os contatos e negociações remotos, para adquirir não apenas maquinários, implementos e insumos, como também conhecimento”.
Além dos contatos virtuais, as empresas expositoras preparam novidades que serão expostas durante o evento. Esse é o caso da AWZ Máquinas que vai apresentar a nova linha de recolhedoras de café. “Teremos como destaque nossa recolhedora de alta performance, a AWZ Gafanhoto Super. Também destacamos a linha de recolhedoras AWZ Gafanhoto RT, com basculamento hidráulico traseiro e a nova linha de recolhedoras com big bag”, informa o gerente comercial da empresa, Antônio Marcos Delfante.
Com 30 anos de mercado, a Carmomaq terá como destaque o Torrador Speciatto, que possui um comando automático no qual é possível programar todas as variáveis da torra, por meio de um software integrado à máquina, que padroniza os processos e comunica-se com softwares complementares. “O Speciatto é um torrador para dois quilos, que vem como alternativa para cafeterias e pequenos produtores. É um produto bastante acessível, quando comparado com os produtos industriais, que oferece estabilidade e potência para atender a quem quer, por exemplo, começar na produção de cafés especiais e complementar a renda”, explica o vendedor Rogério Sagiorato.
Os estandes virtuais estarão disponíveis para a visitação a partir do dia 18 de maio, às 8h. A Expocafé contará também com conteúdos técnicos ao vivo e pré-gravados, dinâmicas de máquinas e quadros especiais como a Expocafé Mulheres e o Hub Conecta Café. A programação está disponível no site do evento www.expocafeoficial.com.br, no qual devem ser feitas as inscrições para as atividades.
O evento é organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), pela Secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Governo do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional da Prefeitura de Três Pontas, da Cocatrel, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), da Emater-MG e do Consórcio de Pesquisa Café.
Além da Expocafé, no ano de 2021, a EPAMIG promoverá, também em ambiente virtual, os eventos Azeitech, Minas Láctea e Palmatech. A agenda conta ainda com encontros técnicos, dias de campo e webinários.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Exportações para o Oriente Médio, no primeiro trimestre, resultaram em uma receita total US$ 157 milhões; Arábia Saudita e Irã foram os países que mais importaram
Além do aspecto histórico, livro poderá ser usado como apoio ao aprendizado de jovens profissionais; detalhes destacam importância da fitopatologia no manejo de doenças