Expoagro Afubra 2011 terá Espaço Cultural

16.02.2011 | 21:59 (UTC -3)

Um dos objetivos da Expoagro Afubra é oferecer aos produtores rurais alternativas de diversificação que garantam o bem estar da família e a renda da propriedade. Por meio destas garantias, a Feira visa valorizar o trabalho familiar e incentivar jovens e adultos a permanecerem no meio rural. Como forma de valorizar a cultura rural e resgatar a história da agricultura familiar, para a 11ª Expoagro Afubra foi criado o Espaço Cultural, que estará localizado à esquerda de quem entra no Parque da Expoagro pelo Pórtico de Entrada.

 

Durante os três dias da Feira – 1º, 2 e 3 de março -, diversas serão as apresentações realizadas no local. Segundo o organizador do Espaço Cultural, José Leon Macedo Fernandes, estão sendo mantidos contatos com escolas, grupos de teatro e musicais e bandas para compor a programação. “Teremos apresentações variadas e nos mais diferentes horários. Podemos antecipar que será um espaço de encontro com a história e a cultura da agricultura familiar”, revela José Leon.

 

Para o coordenador geral da Expoagro Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, uma das atrações do Espaço Cultural será a II Mostra Científica Sul-Brasileira Verde é Vida, que reunirá 15 trabalhos de escolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul “Os trabalhos são fruto da pesquisa de alunos, cujo foco é o desenvolvimento sustentável da sua comunidade”, explica Dornelles.

 

LANÇAMENTO

Para dar uma prévia do que será o Espaço Cultural, o lançamento da Expoagro Afubra 2011 contou com alguns detalhes. A decoração, por exemplo, foi com objetos da agricultura familiar e dos tempos da colonização da região que também estarão presentes durante os três dias da Feira. Relógios, baús, implementos agrícolas, ferros de passar roupa, jarros, potes, chaleiras, lampiões, barris e outros fazem parte do acervo do Museu Colonial, localizado junto à Pousada Engelmann, no interior do município de Sinimbu/RS. Algumas peças são do acervo particular de Doralice Radtke, moradora de Rio Pardinho, interior de Santa Cruz do Sul/RS.

 

Na parte artística, uma mostra do que será apresentado ao público da Expoagro Afubra 2011, foi dada aos convidados do lançamento da Feira pelo Instituto Cultural e Artístico Raízes, de Taquari/RS. Com a presença de sete músicos e 30 bailarinos, eles apresentaram uma Epopeia da Formação do Povo Gaúcho, iniciando pelos jesuítas e seu trabalho cooperativo com os índios, passando pela colonização e culminando no gaúcho atual.

 

INSTITUTO

O Instituto Cultural e Artístico Raízes surgiu a partir do interesse de dois meninos em aprender danças gaúchas. Com o passar do tempo, outros meninos e meninas se interessaram em participar das aulas de Folclore Gaúcho. Em 1996 surgiu o Grupo de Danças Raízes Latinas e Sul Riograndense, agremiação anexa ao Piquete Capitão Rodrigo, que visa o desenvolvimento, a pesquisa e a divulgação do Folclore Gaúcho e de suas raízes Portuguesa e Açoriana. Aos poucos, outras culturas foram incorporadas, como Norte e Nordeste do Brasil, Argentina e Bolívia. Em 2009 o Grupo foi elevado a Instituto Cultural, além de ser declarado como Entidade de Utilidade Pública do Município de Taquari.

 

Nestas 14 anos, foram diversas as turnês internacionais e nacionais. Em 2010 foram mais de 10 mil quilômetros entre shows, festivais e concursos de folclore. Atualmente, os espetáculos contam com danças folclóricas do Brasil (Rio Grande do Sul, frevo, carimbo, xaxado, maculete, capoeira, samba e, em processo de finalização, o Boi Bumba), Argentina, Peru, Bolívia, Portugal, Açores e, em processo de finalização, Alemanha, Itália, México e danças populares de salão, gafieira, tango e salsa. Contatos pelo fone (51) 9295-8903, com João Roberto Fernandes, diretor artístico e coreógrafo.

 

MUSEU COLONIAL

O Museu Colonial está inserido no espaço da Pousada Engelmann, Turismo Cultural, de Lazer e de Aventura, localizado no interior do município de Sinimbu/RS. O local, antes de 1933, servia de hospedagem para tropeiros e viajantes que iam da serra até Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. Após este ano, foi sendo usado para veraneio, férias escolares e atividades de trabalho.

Hoje, a Pousada Engelmann conta com área de camping, à margem do rio Pardinho, com quiosques, churrasqueiras e banheiros; esporte de aventura; restaurante; café colonial; pousada e cabanas; piscina e o Museu. Maiores informações pelo site www.pousadaengelmann.com.br ou pelo fone (51) 3708-1057.

 

Fonte: Imprensa Expoagro Afubra

(51) 3713-7700

luciana@afubra.com.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro