Expoagro 2014 - Formas de aumentar a fertilidade do solo são apresentadas pela Emater/RS-Ascar

27.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

Melhorar a fertilidade do solo utilizando a rotação de culturas é o tema exposto na parcela sobre o uso, manejo e conservação do solo, do espaço da Emater na 14ª Expoagro Afubra, evento que iniciou na última terça-feira (25/03) e se encerra nesta quinta-feira (27/03), no Parque da Afubra, no município de Rio Pardo.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Josemar Parise, o ideal é que o produtor reserve pelo menos 30% de sua área para o plantio de culturas como o milho, sorgo ou leguminosas, que contribuem com a melhoria da estrutura do solo.

“Estamos mostrando aos produtores que a implantação da rotação de culturas é capaz de auxiliar na melhoria das características físicas, biológicas e químicas do solo. O milho, por exemplo, entra bem nesse processo de rotação, pois, além de ser uma atividade econômica que gera receita, também é recomendado para melhorar a estrutura do solo devido ao seu sistema radicular bem desenvolvido, que rompe camadas compactadas formadas por monoculturas com o sistema radicular menos desenvolvido, como é o caso da soja e do fumo, por exemplo”, explica Parise.

“Além do milho, temos aqui também amostras de leguminosas, que ainda conseguem fornecer mais massa verde e nitrogênio ao solo devido à simbiose que existe entre essas plantas e bactérias que vivem junto às suas raízes. O ar possui em torno de 80% de nitrogênio, que é absorvido pelas bactérias e disponibilizado na terra, favorecendo as culturas mais rentáveis que ocuparão a área na próxima safra”, pontua o agrônomo.

Além da parcela sobre uso, manejo e conservação do solo, o espaço da Emater/RS-Ascar, que ocupa uma área com cerca de 18 mil m² em uma das extremidades do Parque da Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, quem visitar a feira ainda tem a oportunidade de conferir outras 19 parcelas, nas quais a Emater/RS-Ascar apresenta tecnologias e soluções para aumentar a produtividade e a qualidade de vida das famílias rurais do Rio Grande do Sul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025