ESPM-SP e Audencia Nantes-França lançam 1º MBA em Agronegócio

26.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

No início dos anos 80, quando o professor Francisco Gracioso teve a ideia de trazer para a ESPM o marketing no agronegócio e convidou José Luiz Tejon para coordenar esta área, não imaginaria que, em 2014, a escola seria a primeira a oferecer um MBA em Agronegócio com ênfase em marketing unindo França e Brasil. "O nosso MBA oferece dupla titulação com a escola Audencia Nantes, na França. A primeira turma inicia com os alunos franceses, em agosto e, a turma brasileira, começa em 2015", explica Tejon, coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM-SP.

O curso terá duração de dois anos e o processo seletivo para a turma brasileira será aberto em agosto. Os alunos franceses, após realizarem um período de 400 horas em Nantes, virão ao Brasil para estudar 80 horas.

Na França e em toda a Europa há um movimento de jovens retornando ao campo e, no Brasil, começamos a perceber este mesmo fenômeno. "Para o nosso País, ter uma parceria como essa significa um futuro pujante", comemora Tejon. O especialista avalia termos a necessidade de crescer cerca de 50% nossa agropecuária nos próximos 10 anos, projetando diversas oportunidades de carreira nesta área para o mesmo período. "Armazenagem, logística, portos, rodovias são o grande problema do Brasil hoje".

França, representando a Europa, e o Brasil, representando os trópicos possuem segmentos de mercado onde um pode aprender com o outro. São dois países complementares nas áreas de hortifrúti, lácteos, queijos, flores, vinhos e especialidades. Tejon acredita que o Brasil pode aprender muito com os franceses em políticas e condições econômicas favoráveis ao agronegócio. Por sua vez, o Brasil oferece uma visão de escala muito forte e um conhecimento ímpar em área tropical do planeta, principalmente em grãos, carnes, açúcar, agro energia e outras commodities. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo, possuem um ambiente mais parecido com o da França, podendo aprender muito sobre o marketing de especialidades do agronegócio. "Existem ainda diversas áreas brasileiras, tais como os cinturões de hortifrúti, produção com denominação de origem, a ovinocultura, a agropecuária, ou seja, muitas áreas que necessitam de um aprendizado de marketing. Este também é o caso das hortaliças, frutas, flores, mel, azeite e vinhos, denominados hoje como agribusiness com sex appeal", finaliza Tejon.

A escola francesa colocou todas as informações em seu site, na página: http://www.audencia.com/en/programmes/international-masters/programme/master-of-science-in-food-and-agribusiness-management/

www.espm.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro