Expoagrifam será lançada no dia 30 de março

27.03.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Secretaria da Agricultura, Irriga

A agricultura familiar na Bahia é responsável pela produção da maior parte dos alimentos consumidos pelos baianos, além de serem comercializados para outros estados e também para o exterior. Com a finalidade de apresentar estes produtos e concretizar um processo de comercialização, foi projetada a 1ª Exposição e Encontro Estadual da Agricultura Familiar (Expoagrifam) – Biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica –, que será oficialmente lançada no dia 30 de março, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A Expoagrifam acontecerá em paralelo com o 1º Festival da Cultura Junina Rural da Bahia, entre os dias 2 e 10 de junho, no Parque de Exposições do município de Feira de Santana, através de uma iniciativa das Federações Nacional e Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil – Fetraf/Bahia), da Luta Camponesa e do Instituto Qualificação e Cidadania (ICI), e tem como principal parceira a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA).

O evento vem passando por um processo de construção territorializado, já que pretende atingir a participação e representação dos 26 Territórios de Identidade da Bahia. Para isto, de fevereiro até maio, são realizados eventos nos territórios, como componentes de construção e participação de jovens, mulheres, empreendedores, assentamentos, comunidade e povos tradicionais, a fim de mobilizá-los.

Principal segmento que ocupa a mão de obra no Estado, a agricultura familiar é constituída pelos pequenos proprietários de terra, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais, que totalizam 765 mil famílias, ou seja, cerca de quatro milhões de indivíduos.

Almeja-se na exposição aproximar o agricultor familiar de diversas classes de consumo, divulgando a sua produção e criando oportunidades para a redução de intermediação; criar um espaço de discussão das políticas públicas para a agricultura familiar com o envolvimento das diversas camadas da sociedade; contribuir para a valorização e o resgate da cultura da agricultura familiar, dos povos e comunidades tradicionais; entre outras finalidades.

A organização do evento conta ainda com a parceria de entidades do governo federal e estadual, de bancos oficiais e empresas privadas. A meta é de 54 mil visitantes entre agricultores, estudantes, profissionais de diversas áreas e o público em geral, além da participação de 150 expositores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025