Executivos japoneses visitam o Brasil para conhecer e verificar qualidade de grãos

25.02.2011 | 20:59 (UTC -3)

A preocupação cada vez maior com a qualidade dos grãos usados na alimentação humana e dos farelos destinados ao setor de rações trouxe ao Brasil esta semana alguns dos principais executivos das mais importantes companhias japonesas: Yoshihiro Miyagawa, gerente geral da empresa J-Oil, maior esmagadora do Japão, que processa 900 mil toneladas de soja por ano e Takuji Senda, gerente geral do departamento mundial de soja da trading Mitsui em Tóquio. Eles foram acompanhados pela gerente geral da Mitsui & Co no Brasil, Naomy Nomura e pelo economista Wolfgang Minet, diretor executivo da GenesisControllers/Seaport, empresa do GenesisGroup especializada em controladoria e supervisão de embarques.

 

Para entender a logística de transporte da soja, o grupo visitou terminais de transbordo e embarques de várias empresas como a Multigrain e Vale em MG, GO, DF e BA e também os portos de Aratu (BA) e Tubarão (ES), por onde são escoadas as safras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os executivos acompanharam o trabalho executado pela Seaport de supervisão de embarque e desembarque, testes e análises; testes e amostragem de GMO. Eles visitaram ainda setores de armazenamento, onde a controladoria minimiza as perdas e assegura que os requisitos de qualidade e segurança estão sendo cumpridos.

 

Ao final da visita, os executivos disseram que ficaram “satisfeitos e convencidos de que a supervisão, desde o embarque até o descarregamento, é a garantia de que durante as operações de carga e descarga os produtos foram protegidos nos meios de transporte, sejam eles caminhões, contêineres, vagões ou navios e, principalmente, que a segregação evitou que os mesmos não sofressem nenhuma contaminação de outros produtos como fertilizantes, milho ou açúcar”.

 

Os executivos permanecem no Brasil até este sábado (26), quando embarcam de volta ao Japão.

 

Ercília Fernandes

Assessoria do GenesisGroup

(43) 3377-1700

genesis@institutogenesis.org.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025