Excesso de chuvas e períodos secos afetam a safra de soja no Sul e no Centro-Oeste

Clima bagunçado, produtividades variadas: confira o Raio X da safra 2023-24 da cooperativa C.Vale

27.03.2024 | 14:13 (UTC -3)
C.Vale

A safra 2023/24 começou bastante chuvosa no Sul do Brasil e atrapalhou a semeadura da soja. No entanto, períodos secos prolongados combinados com temperaturas altas surpreenderam os produtores, afetando o potencial das lavouras. Os estados mais afetados pela “bagunça” climática foram o Paraná e o Rio Grande do Sul.

O El Niño também exerceu influência sobre a safra de verão no Brasil em outras regiões. Como tradicionalmente acontece em anos sob a ação do fenômeno, o centro-norte do país sentiu a redução das chuvas. E foi o maior produtor nacional de soja, o estado mais afetado. 

Depois de fechar a safra 2022/23 com média de 63 sacas/hectare, produtores de Mato Grosso concluíram a temporada com rendimento médio entre 49 e 52 sacas/hectare. Mato Grosso do Sul também sentiu a escassez de chuvas, mas em menor escala. Amambai, Naviraí e Fátima do Sul estão entre os municípios mais afetados. O rendimento médio da soja no centro-sul do estado ficou em 50 sacas/hectare.

Lavouras do Paraná 

No Paraná, a produtividade média apresentou grandes variações, ficando entre 20 e 80 sacas/hectare, segundo o gerente do Departamento Agronômico da cooperativa, Carlos Konig. Em Toledo, Marcelo Paludo (na foto) concluiu a colheita de 387 hectares de soja da safra 2023/24 no final de fevereiro. 

Quinze dias sem chuvas e com altas temperaturas afetaram variedades mais precoces, mas pragas e doenças foram controladas de maneira preventiva e pouco afetaram o desempenho da plantação. Por outro lado, cultivares de ciclo mais longo apresentaram rendimentos expressivos, com até 91 sacas em uma área de cinco hectares. No fim das contas, o rendimento médio de 66 sacas/hectare agradou ao produtor. 

Para uma safra de clima bastante irregular, o produtor considera o desempenho bastante satisfatório, já que a produtividade ficou 23% acima da registrada na temporada anterior.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024