Excelência na agricultura é destaque na 5ª edição do Prêmio Top Ciência

26.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A BASF realiza no Brasil a quinta edição do Prêmio Top Ciência. O evento é considerado um dos mais importantes fóruns internacionais de aprendizado e desenvolvimento técnico, científico e agrícola. Pesquisadores, cientistas, agricultores, e consultores de 12 países da América Latina, que se destacaram com trabalhos científicos inovadores em prol da agricultura da região, participam do Top Ciência 2010.

"O Top Ciência é uma iniciativa da BASF de investimento em pesquisa. A companhia visa elevar o conhecimento acerca das ferramentas necessárias para se obter aumento de produtividade e qualidade nas lavouras, assegurando a competitividade brasileira", explica o vice-presidente sênior da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para América Latina, Eduardo Leduc.

Nesta edição, o evento envolve ao todo 18 cultivos, entre eles: soja, milho, arroz, feijão, trigo, girassol, café, algodão, cana-de-açúcar, citros e hortifruti (tomate, batata, uva e maçã) e promove a discussão sobre o conhecimento técnico agrícola de como elevar os níveis de produtividade, qualidade, visando maior rentabilidade e proteção das culturas.

Neste ano, foram cerca de 300 trabalhos inscritos somente na edição brasileira, 10 vezes mais que no prêmio de 2006, por exemplo. Na Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai foram 65 trabalhos, no México e outros países da América Central cerca de 20 trabalhos e finalmente na região que engloba Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela foram inscritos em torno de 30 trabalhos.

Atenta às megatendências mundiais (aumento crescente da população mundial, urbanização, aumento por demanda energética, proteção climática, globalização, ascensão de mercados emergentes e, consequentemente, maior demanda por alimentos) a BASF oferece soluções inovadoras à agricultura. Estes desenvolvimentos só são possíveis por meio do fomento à pesquisa, trazendo soluções com inovação, principal pilar do Top Ciência. "A BASF busca constantemente desenvolver tecnologias diferenciadas para uma agricultura de excelência com alta produtividade", complementa Leduc.

Desde a edição de 2009, a empresa possibilita que os pesquisadores tenham seus projetos perpetuados, com o reconhecimento dos seus direitos de propriedade intelectual. São oferecidos recursos que visam ampliar a geração de inovações e, assim, realimentar o ciclo de criação técnico-científica do agronegócio.

Integrada ao conceito Open Innovation (ou Inovação Aberta), a companhia investe em parcerias para pesquisas agrícolas. A BASF propõe acordos com pesquisadores ou com entidades de pesquisa para o registro conjunto de patentes, como forma de beneficiar todos os envolvidos no processo e de reconhecimento e incentivo ao desenvolvimento tecnológico nacional na área de agricultura. "As empresas não devem dispor apenas dos recursos de sua própria pesquisa; elas devem comprar ou obter licenças em processos de invenções ou registro de patentes de outras entidades de pesquisa, beneficiando a todos neste processo", argumenta o vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil e diretor de Marketing, Maurício Russomanno.

Sobre o evento

Prêmio anual da BASF, o Top Ciência premia e reconhece os melhores trabalhos apresentados pela comunidade científica na área da agricultura.

Em 2010 são 22 trabalhos vencedores no Brasil e a seleção se dá em duas etapas que seguem alguns critérios como: inovação da proposta, fundamentação teórica e metodológica, viabilidade de implementação, entre outros.

Na primeira etapa é feita a seleção prévia dos trabalhos. Já na segunda, são definidos os trabalhos vencedores. Uma banca examinadora, formada por seis integrantes, examina os trabalhos selecionados previamente em cada região e define os 22 vencedores.

Em cada trabalho são avaliados itens como a inovação; viabilidade de implementação prática (aplicabilidade); qualidade das informações e resultados; cumprimento dos objetivos propostos; fundamentação teórica e metodológica e amparo bibliográfico.

A cerimônia, realizada em 26 de agosto, mostra ao público as pesquisas que foram destaque. Os responsáveis pelos melhores trabalhos serão premiados com uma viagem à Espanha, na qual visitarão a Estação Experimental da BASF, em Sevilha, e também participarão de um workshop, em Barcelona, que reunirá cientistas de diversos países europeus para intercâmbio de informações sobre as melhores práticas agrícolas.

Taynã Cristina de Almeida

XPress Comunicação

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro