Ferrugem da soja atinge áreas de Goiás e Tocantins
Nos dias 30 de setembro e 1° de outubro, será realizada a XVIII Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG) e o VI Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol. O evento acontece em Pelotas/RS.
A intenção é discutir resultados de pesquisa, recomendações técnicas, propriedades funcionais e viabilizar a programação de pesquisa e transferência de tecnologia em girassol nas diferentes regiões do Brasil. Os eventos são uma promoção conjunta entre a Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS) e a Embrapa Soja (Londrina - PR).
A área ocupada com girassol na última safra brasileira foi de 112.900 hectares, sendo 5.100 ha, na Região Nordeste; 83.500 ha no Centro-Oeste e 24.300 ha no Sul. “Esses dados revelam que na Região Sul houve um incremento na área plantada de 27,2% em relação a safra anterior”, destacou Ana Cláudia. Segundo ela, a expansão da cultura do girassol contribuirá para aumentar a oferta global de óleos comestíveis, de excelente qualidade nutricional e funcional, capazes de prevenir doenças cardiovasculares. “Além disso, o óleo de girassol pode ser direcionado para o mercado de agroenergia”, acrescentou.
Os períodos favoráveis de semeadura de girassol na Região Sul vão de agosto a setembro e no Centro-oeste de fevereiro a março. Em relação às doenças que atingem a cultura, duas têm importância significativa: a mancha de alternaria e a podridão branca. A pesquisadora afirma que esse evento é considerado o principal fórum de discussão sobre o assunto no Brasil.
Fontes: Embrapa Clima Temperado (53 3275-8113 /
) e Embrapa Soja (43 3371-6061 /
)
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura