Evento sobre sementes crioulas deve reunir mil pessoas em Ibarama, RS

07.08.2013 | 20:59 (UTC -3)
Gabriela Miranda

Nesta quinta e sexta-feira (08 e 09/08), no município de Ibarama, na região Centro Serra, será realizado o evento “Saberes, Sabores e Sementes Crioulas”, promovido pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas, Colegiado do Território Centro Serra (CODETER) e Embrapa Clima Temperado.

A expectativa é de que, nos dois dias de atividades, mil pessoas participem do evento que congrega o XII Dia da Troca das Sementes Crioulas, o 2º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, a 2ª Feira da Economia Popular Solidária e o 2º Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas.

Com uma gama diversificada de ações, o evento de 2013 vai propiciar aos participantes a troca de experiência e sementes crioulas, além de proporcionar a exposição e comercialização de produtos oriundos de empreendimentos solidários. Outro tópico de destaque será a discussão sobre a importância do reconhecimento da identificação geográfica para o milho crioulo de Ibarama e seus derivados, essenciais para o desenvolvimento sustentável da região.

De acordo com técnico em agropecuária do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Ibarama, Giovane Rigon Vielmo, a valorização dos conhecimentos tradicionais dos antepassados, principalmente dos agricultores familiares, é o principal objetivo do evento. Ele afirma que as ações desenvolvidas historicamente na comunidade devem ser socializadas com a atual geração para que não se percam conhecimentos relacionados às diversas áreas, como sementes crioulas, culinária, plantas medicinais e artesanato. “Evitamos, assim, uma erosão não só genética, mas de conhecimentos. Neste contexto a ação principal da Emater/RS-Ascar e de entidades parceiras é a inserção dos idosos, com seus ensinamentos e saberes para os jovens, alunos, estudantes, entre outros”, revela.

Programação

A programação inicia-se às 8h, seguida de benção das sementes crioulas e palestra com a gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar, Regina Miranda, sobre o tema “Sementes ou mercadoria”. Logo após ocorre relato de trabalhos realizados com sementes crioulas pelos Guardiões Mirins. A programação da manhã encerra-se com o teatro "Sementes, meu destino é parecido com o seu", apresentado pelo grupo de Guardiões Mirins da EMEF Luiz Augusto Colombelli, de Ibarama. Na parte da tarde, às 16h, ocorre o XII Dia da Troca das Sementes Crioulas.

Na sexta-feira (09/08), a programação inicia-se às 9h. Para este dia, estão previstos a 2ª Feira da Economia Popular Solidária e o 2º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, além de palestra com o professor da UFSM, Paulo Roberto Cardoso da Silveira, sobre “O desafio do desenvolvimento rural: entre o preservar e o inovar”. À tarde, a partir das 14h, ocorre a palestra “Sementes crioulas e arroz na cadeia alimentar”, proferida pelo representante do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), João Félix Gimino. O evento encerra com apresentação oral de trabalhos técnico-científicos e relatos de experiências relacionadas à agrobiodiversidade crioula.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025