Confinamento brasileiro já é maior que o da Austrália
São José do Norte/RS deverá reunir, nos dias 17 e 18 de março, cerca de mil produtores, técnicos e pesquisadores interessados na cadeia produtiva da cebola. Eles participarão de dois eventos que acontecem simultaneamente: XXI Seminário Nacional da Cebola e XII Seminário de Cebola do Mercosul.
Os eventos são organizados pela Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado, Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Ceasa, Fepagro e Prefeituras de São José do Norte e Tavares.
Os eventos iniciam às 9h do dia 17, com abertura oficial e, às 10h15min, a diretora Técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, apresentará o diagnóstico da cebolicultura no RS. A programação prevê ainda a realização de três painéis, um que trata da "Síntese do sistema de produção e previsão da safra de cebola nos Estados produtores do Brasil", outro da "Previsão de safra nos países do Mercosul" e um terceiro sobre a "Pesquisa na cultura da cebola". Haverá também, neste dia, a assembleia geral da Anace.
No dia 18, os participantes poderão assistir a três palestras, proferidas por pesquisadores da Embrapa Clima Temperado e da Emater/RS/Ascar. As palestras previstas são: "As propriedades funcionais da cebola", com Márcia Vizzotto; "Principais doenças da cebola", com Bernardo Ueno; "Levantamento de doenças de cebolas diagnosticadas na Clínica Fitossanitária no período de 2004/2008", com Mary Couto. Além das palestras, acontecerá um painel sobre comercialização da cebola. O encerramento está previsto para às 12hs.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Agricultura de São José do Norte. Mais informações podem ser obtidas com o vice-presidente da Anace, Umberto Pinheiro, ou com Rogério Fernandes, através do telefone (53) 3238-1129 ou pelo e-mail:
.
Carine Massierer
Emater/RS-Ascar
(51) 2125-3155
Christiane Congro Bertoldi
Embrapa Clima Temperado
(53) 3275-8113
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura