APTA tem o único laboratório público de São Paulo credenciado pelo Ministério da Agricultura
De 18 a 20 de outubro, a Embrapa Semiárido realiza no Auditório da Justiça Federal, em Petrolina (PE), o III Workshop de Tecnologia e Fisiologia de Sementes e Mudas de Espécies Arbóreas Nativas da Caatinga (III WSMC). O evento reúne 20 profissionais de três universidades federais, de duas estaduais e da Embrapa Semiárido, com o objetivo de apresentar e discutir os resultados de pesquisas e transferir tecnologias mais eficientes de produção de sementes e mudas para a recuperação de áreas degradadas do bioma Caatinga.
O bioma ocupa uma área de 750.000 km², que corresponde a 54% de todo o território da região Nordeste e a 11% do Brasil. A exploração extrativista da vegetação e o desenrolar de atividades como a pecuária extensiva têm levado à inclusão de algumas das plantas nativas na lista de espécies ameaçadas de extinção.
O workshop tem o claro objetivo de reverter essa situação com a apresentação dos resultados de pesquisa de várias áreas do conhecimento científico e tecnológico.
Coordenadora do evento, a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Bárbara França Dantas, explica que, com uma programação de caráter multidisciplinar, o evento responde a uma das principais deficiências dos estudos e iniciativas que buscam conter a degradação do ambiente Caatinga.
Não basta que as ações para conter a degradação da Caatinga estejam assentadas em bases científicas. O ponto de partida para restauração dessas áreas é a execução de um conjunto de ações por parte de especialistas de diferentes áreas do conhecimento. Só assim se consegue proporcionar o restabelecimento de condições de equilíbrio e sustentabilidade que existem nos sistemas naturais preservados, afirma a pesquisadora.
Ainda de acordo com Bárbara Dantas, nos congressos nacionais e conferências sobre temas diversos como sementes, fisiologia vegetal, botânica e ecologia, muito pouca atenção é dada à Caatinga, sua recuperação e conservação, seu reflorestamento. Daí a importância da realização do III Workshop com a variedade de aspectos postos em debates na programação técnica, enfatiza.
O III WSMC tem como público-alvo pesquisadores, professores, estudantes, produtores e industriais envolvidos com sementes e mudas florestais, em especial aquelas nativas da Caatinga. As inscrições estão abertas no Escritório de Apoio da Embrapa Semiárido, localizado no Centro de Convenções de Petrolina.
Ao todo são oferecidas 100 vagas. Os profissionais interessados em participar precisarão investir R$ 100,00 no ato da inscrição. Para estudantes a quantia será de R$ 50,00. O III WSMC será realizado no período de 18 a 20 de outubro de 2012, em Petrolina (PE), sob a responsabilidade da Embrapa Semiárido e Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes- ABRATES.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura