Evento discute em são paulo avanços na área de controle biológico

18.07.2011 | 20:59 (UTC -3)

Os avanços no uso de agentes biológicos no controle de pragas e doenças agrícolas e urbanas serão discutidos no 12º. Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), que começa nesta segunda-feira (18), às 20hs, e vai até o dia 21 (quinta) na capital paulista. O evento, que acontece pela primeira vez em São Paulo, é promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil e realizado pelo Instituto Biológico (IB-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Na abertura do evento, está prevista a presença da secretária Mônika Bergamaschi; do presidente da Sociedade Entomológica, Antonio Ricardo Panizzi; do coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Orlando Melo de Castro; e do diretor do IB, Antonio Batista Filho. O simpósio é presidido pelo pesquisador José Eduardo Marcondes de Almeida.

O Siconbiol, com a temática "Mudanças climáticas e sustentabilidade: quebra de paradigmas", é o maior fórum de discussão da área de controle biológico da América Latina. "A sustentabilidade é a palavra de ordem nos processos produtivos e a exploração de agentes biocontroladores é alternativa viável para promover o equilíbrio necessário", diz Batista Filho.

Espera-se a presença de mais de 600 especialistas do Brasil e de 16 países, que vão participar de conferências, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. Serão abordadas questões como as ações do homem para diminuir os impactos da aplicação de defensivos químicos na natureza e os seus efeitos no clima no século 21 e os avanços no controle biológico nas diferentes áreas.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025