Especialistas desenvolvem estudo detalhado dos solos da Bahia
Entre 25 de outubro e 1º de novembro, 90 pesquisadores percorrerão mais de mil quilômetros para visitar ambientes distintos
A Azienda Domenico, unidade da Salton na Campanha Gaúcha, foi cenário da 2ª edição da Vitrine Tecnológica na Viticultura, realizada em parceria com a Unipampa e a UFSM/Gepaces, na última semana. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre viticultores, técnicos, estudantes e pesquisadores do setor agrícola.
Durante o evento, os participantes puderam conhecer de perto os resultados das pesquisas mais recentes desenvolvidas pelas universidades em conjunto com a Salton, voltadas ao aprimoramento da qualidade, produtividade e sustentabilidade dos vinhedos na região. As estações experimentais apresentaram práticas e tecnologias com potencial de transformar o cultivo da uva na Campanha.
Na ocasião, também foi lançada a 3ª edição do Manual de Calagem e de Adubação de Solo para Vinhedos na Campanha Gaúcha, guia técnico elaborado a partir da parceria entre a Salton e a UFSM, que se consolidou como uma ferramenta essencial para orientar o manejo dos vinhedos locais.
“Fomos acolhidos pela comunidade local em 2010, quando a Salton ergueu a Azienda Domenico aqui, em Santana do Livramento. Desde então, buscamos contribuir com iniciativas que beneficiem toda a cadeia produtiva, conectando-nos com centros de pesquisa e com os viticultores da região. Este evento reforça nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável não apenas dos nossos parceiros, mas de todo o setor vitivinícola da Campanha”, destaca Junior Marques, coordenador de viticultura da Salton.
Os vinhedos da Salton na Campanha Gaúcha comprovam que a natureza e a viticultura podem conviver em harmonia. Isso porque as áreas de preservação permanente, de reserva legal e de vegetação nativa somam mais de 260 hectares, praticamente 1/3 das áreas de propriedade da vinícola.
A partir do mapeamento ambiental do Bioma Pampa, junto à UFSM, a equipe desenvolveu técnicas sustentáveis de cultivo e manejo de vinhedos na Campanha, identificando e catalogando as espécies nativas que vivem em simbiose com os vinhedos. Para se ter ideia da representatividade, mais de 20 animais silvestres foram fotografados em um Levantamento Pedagógico de Espécies registrado pela ONG Rastro Selvagem.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura