Massey Ferguson bate novo recorde de vendas de tratores em outubro
Terminou quarta-feira (11/11), na unidade do frigorífico Bertin de Campo Grande/MS, a 13ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças.
Os organizadores informam que 2.129 animais, em 24 lotes, participaram da avaliação in vivo e do abate técnico, número recorde nos sete anos de realização do campeonato.
Segundo o coordenador do Circuito Boi Verde, Guilherme Alves, a participação em massa dos neloristas do Mato Grosso do Sul surpreendeu. "A qualidade dos animais sul-mato-grossenses já é historicamente conhecida e foi comprovada nesta etapa. 74% dos animais apresentaram até quatro dentes, 73% tinham de 16 a 20 arrobas e 50% deles apresentaram gordura mediana e uniforme". Os números da etapa também surpreenderam o gerente de compra de gado do frigorífico Bertin de Campo Grande, Cristiano Leal. "Os produtores trouxeram o que havia de melhor em sua produção. Tivemos uma grata surpresa tanto na quantidade de animais, quanto na qualidade". Outro ponto que chamou a atenção de Alves durante o abate foi a estrutura fornecida pelo frigorífico. "Sem sombra de dúvidas é uma planta diferenciada. A estrutura impressionou e tivemos um excelente suporte para abater esses animais nos dois dias da etapa", enfatizou.
O vencedor da etapa foi Claudinê Bobato Amorim, da Fazenda Olho D`Água da Agropecuária Tropicana, localizada em Miranda (MS). Segundo ele o segredo da vitória são os investimentos em um manejo correto e a coerência com as mais modernas práticas de acabamento de carcaças. "Procuramos em nossas fazendas realizar uma integração entre genética, um bom capim e um manejo adequado. Há dez anos estamos desenvolvendo este trabalho que felizmente foi premiado pela segunda vez", explicou Amorim. A segunda colocação ficou com a Fazenda Recreio Agropastoril Ltda, de Ribas do Rio Pardo (MS) e em terceiro lugar ficou Magno Martins Coelho, da Fazenda Boa Sorte de Sidrolândia (MS).
A premiação foi entregue na tarde desta quinta-feira pelo presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Vilemondes Garcia, no estande da Tortuga durante a Expoinel MS 2009, que acontece no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).
O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças tem como finalidade promover e fomentar a raça Nelore evidenciando seu potencial de produção de carne de qualidade, mapeando assim o desempenho frigorífico dos animais criados sob condições distintas, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária nacional. "Através deste campeonato o pecuarista pode comprovar sua capacidade em atender as exigências do mercado da carne", afirma Alves. Segundo ele, a troca de experiência entre frigoríficos e pecuaristas aumenta cada vez mais o número de animais padronizados, valorizando os criadores que se destacam em cada região.
A etapa de Campo Grande do Circuito Boi Verde de Julgamentos de Carcaças foi uma realização da ACNB, da Nelore MS e do Frigorífico Bertin S.A., e contou com os apoios da Revista Dinheiro Rural, da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, da Coopers Saúde Animal, da Riviera Tecnologia e da Dow AgroSciences.
Fonte: ContatoCom > Comunicação Estratégica - [15] 3326 3331
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura