Estudos de genotipagem identificam possíveis inconsistências na genealogia de reprodutores de bovinos da raça Nelore

02.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Thell de Castro

A CRV Lagoa, em parceria com a Conexão Delta G e Unesp de Araçatuba, desenvolveu um estudo para a aplicação da seleção genômica em reprodutores bovinos da raça Nelore. Como parte do processo de pesquisa, foi estruturado um banco de material biológico, analisado com a mais poderosa tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA, que investiga simultaneamente 777.000 SNP de um animal.

Devido à importância da informação correta de parentesco para a condução das avaliações genéticas, logo na primeira etapa foi realizada a confirmação da paternidade de todos os animais. Em seguida, foi confrontada a genealogia conhecida com aquela formada a partir das informações genômicas de cada reprodutor.

Nesse processo de confrontação o grupo de pesquisa detectou inconsistências nas informações relativas à genealogia conhecida dos animais estudados. A frequência de inconsistências encontradas nesta amostra foi de 5,7%, indicando um valor baixo quando comparado aos padrões internacionais, publicados em diversos estudos, que apresentam taxas de equívocos genealógicos ao redor de 15%.

Sabemos que a metodologia utilizada é muito eficiente na identificação de inconsistências genealógicas, contudo não possui a mesma eficiência para a certificação da genealogia correta.

Neste sentido, a CRV Lagoa, seguindo sua filosofia de transparência e respeito aos criadores e ao mercado, entende que estudos complementares são necessários para dirimir dúvidas sobre este tema e que a participação da ABCZ, como entidade delegada pelo Ministério da Agricultura para a administração e execução do registro genealógico das raças zebuínas, é necessária para condução da nova fase desta investigação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro