Prejuízos causados por insetos podem aumentar 18% por causa das mudanças climáticas
O estudo reúne o maior banco de dados já compilado de prejuízos econômicos causados por insetos invasores no mundo
A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está desenvolvendo um estudo para verificar o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro. O Brasil detém 6,9% do comércio mundial do agronegócio, estimado em US$ 1,1 trilhão. A meta do governo é atingir 10% do mercado internacional em cinco anos.
As informações sobre o estudo foram apresentadas nesta quinta-feira (27) para representantes dos ministérios que participam da Câmara do Comércio Exterior, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e de outras secretarias do Mapa.
“Identificamos que a grande oportunidade está em produtos agrícolas processados, como bebidas, óleo de palma, pescados congelados e chocolates”, salientou o secretário da SRI Odilson Ribeiro. Esses itens têm valor agregado.
“Somos competitivos em 40% do mercado agrícola mundial. Nos 60% restantes, procuramos identificar novos produtos potenciais, que poderão atingir mais de 1% de participação nas exportações mundiais. A ideia é aprofundar o trabalho com esses setores”, acrescentou Odilson Ribeiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura