Congresso Brasileiro de Fitopatologia é avaliado positivamente
O estande do Senar conta com uma cozinha completa montada no Espaço Nosso Arroz, para mostrar as várias possibilidades de consumo do grão. O público poderá participar de oficinas sobre receitas à base do grão, destacando o valor nutricional do arroz e a diversidade com que o alimento pode ser utilizado.
Durante todos os dias da Expointer, serão oferecidas quatro oficinas (10h, 12h, 14h, 16h), sempre com a elaboração de uma receita diferente e com a orientação de duas nutricionistas. Ao todo serão preparadas 32 receitas inéditas, de pratos salgados a sobremesas. Arroz 3 cores, panquecas, pudim e até brigadeiro de arroz estão entre as opções de preparo com o grão.
O Espaço Nosso Arroz vai apresentar os diferentes tipos de arroz - de cores, sabores e origens variadas - orientando sobre qual a melhor escolha para cada receita e ensinando a forma adequada de preparo. A intenção é incentivar o público a diversificar o consumo do grão.
As oficinas são gratuitas e não há a necessidade de inscrição prévia. O Senar também vai distribuir um kit com algumas das receitas elaboradas durante a feira. Outra novidade é o blog Cozinhando com o Senar (
), que disponibilizará pela Internet todas as 32 receitas preparadas nas oficinas.
O estímulo ao consumo e ao aproveitamento diversificado do arroz está em sintonia com os cursos desenvolvidos pelo Senar sobre o aproveitamento integral dos alimentos, buscando melhoria na qualidade nutricional, criação de novas receitas e redução do desperdício dos alimentos.
Além da utilização do arroz como alimento, o Espaço Nosso Arroz vai demonstrar outras possibilidades de uso do produto. São inúmeras as alternativas de aproveitamento da casca, do farelo e do grão de arroz. Da casca, por exemplo, é possível gerar energia, produzir cosméticos e chips eletrônicos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura