Estância Santa Eulália vence IV Concurso de Carcaças Angus

28.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

A Estância Santa Eulália (Pelotas/RS), de Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, foi a vencedora na categoria Angus Definido do IV Concurso de Carcaças Angus realizado neste mês, na unidade de Bagé do Frigorífico Mercosul – parceiro da Associação Brasileira de Angus (ABA).

Como lote reservado campeão destaque para os animais da Banhado Parceria Agrícola/Pecuária – Angus Junquero (Aceguá/RS). O Condomínio Yordi Vicente e Silva (Dom Pedrito/RS), de Antonio Carlos Torres Vicente e Silva (Perico), faturou o terceiro melhor lote desta edição do Concurso. Na categoria Cruza Angus o lote grande campeão pertence à Agropecuária Corrêa Osório/Paipasso Red (Santana do Livramento/RS). Já o lote apresentado pela PAP Aloísio Jacinto Cantão/Estância Formosa (Bagé/RS) foi reservado campeão Cruza Angus.

Para o vencedor da categoria Angus Definido, Joaquim Francisco Bordagorry de Assumpção Mello, o resultado é uma consequência do trabalho de 40 anos dedicados à Estância Santa Eulália onde são aplicadas metas de administração com enfoque no melhoramento genético, sanidade, alimentação e manejo dos animais. “Além da conquista do prêmio, o resultado traz uma satisfação muito grande, pois são novilhos oriundos de touros produzidos na Estância Santa Eulália”, evidenciou Mello. Para Fernando Osório, da Agropecuária Corrêa Osório/Paipasso Red, vencer no Concurso de Carcaça Angus, na categoria Cruza Angus, ratifica o trabalho de seleção e melhoramento adotados, pois o foco da Agropecuária é a produção de carne de novilhos com carcaças de qualidade. “Buscamos uma seleção por performance com desempenho de ganho de peso, qualidade de carcaça e fertilidade. E ao atendermos as exigências do Concurso de Carcaças Angus atendemos às exigências do mercado que prioriza peso, acabamento, maturidade e conformação”, sintetizou. O sócio-diretor da Agropecuária Corrêa Osório reforçou que o mercado quer um “animal com máximo de peso e acabamento de carcaça com a mínima idade”.

Conforme o gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fernando Velloso, a quarta edição do Concurso primou pela maior padronização dos animais apresentados. “A cada ano notamos a melhora da qualidade dos animais inscritos, com idade média menor e aumento de peso, acabamento de gordura de carcaça e também participação de lotes definidos.” Nesse ponto, Velloso exemplificou ao citar que o vencedor da edição de 2008, na categoria Cruza Angus, participou, este ano, com lote de animais Angus Definido. O gerente do Programa Carne Angus Certificada também pontuou quanto a um dos objetivos máximos da realização do Concurso: “Queremos mostrar que bons touros devem produzir novilhos superiores.”

No total, concorreram 12 lotes e foram abatidos cerca de 300 animais. Foram considerados critérios de pontuação idade, peso, terminação e conformação, além de serem animais padrão Carne Angus – Angus Definido e Cruza Angus –, jovens e com acabamento de gordura mínimo de 3 milímetros. Este ano, uma jornada técnica realizada um dia antes do IV Concurso de Carcaças Angus possibilitou que os vencedores da edição 2008 apresentassem informações sobre seus sistemas de produção a um público de 50 pessoas. O grande campeão na categoria Angus Definido, Condomínio Yordi Vicente e Silva (Dom Pedrito/RS), e o grande campeão na categoria Cruza Angus, Fazenda Pulqueria (São Sepé/RS), Fernando Costa Beber, fizeram suas apresentações. Costa Beber chegou a ressaltar “que usa o Concurso de Carcaças Angus para valorizar o valor final do gado” apresentado à indústria. Participaram da jornada técnica criadores inscritos no Concurso, produtores e técnicos do Programa Carne Angus Certificada; como também o presidente do Núcleo Regional de Criadores de Aberdeen Angus de Bagé, José Teixeira, e o gerente de Extensão Rural e Compra de Gado do Frigorífico Mercosul, Gustavo Moglia.

Informações adicionais sobre a Associação Brasileira de Angus: (51) 3328 9122 /

Fonte: Luciana Bueno Escritório de Comunicação (51) 9181 7734

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025