Trigo: começam preparativos para a colheita no RS
No dia 14 de outubro, a partir das 18 horas, a Estância Sá Brito realiza, no Sindicato Rural de Alegrete/RS, mais um leilão anual de Charolês, a 53ª Venda Anual de Reprodutores da raça.
Na oferta deste ano, a Sá Brito oferta em pista 40 touros FL FL e FL mochos e aspados da produção de 2006 e 3 touros PO mochos nascidos em 2007.
Sob o comando de Adolpho Guerra Gomes e de seu filho, o veterinário e selecionador André Plastina Gomes, como faz há 53 anos, a Estância Sá Brito, de Alegrete, RS, aposta em seu criterioso trabalho de aprimoramento da raça.
“Somos uma empresa rural que faz pecuária de ciclo completo. E há muitos anos a raça Charolês foi introduzida na Sá Brito, com a finalidade de produzir animais mais rústicos e com maior capacidade de aproveitamento das forragens existentes nos nosso campos nativos”, lembra André Gomes. Segundo ele, com mais de meio século de seleção em Charolês, a Sá Brito trabalha com um rebanho registrado que hoje conta com mais de 250 ventres.
“No ano de 1970 foi introduzida a Inseminação Artificial e sempre procuramos usar os melhores reprodutores disponíveis no mundo, franceses, norte-americanos, canadenses, ingleses e também brasileiros”, destaca o técnico.
Com cerca de 32 anos de avaliação genética através do Promebo, método objetivo de seleção que é utilizado na Sá Brito para qualificar a produção, a cabanha visa oferecer ao mercado um touro testado, o que será a garantia do aumento da produção de qualquer sistema da pecuária moderna, informa. “Nosso catálogo contém informações das DEPs de nascimento, desmama, final e conformação”, aponta André Gomes, que também é integrante do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês).
Mais informações: 55.9976.5992 ou 55.3422.1394.
Outras informações: ABCCharolês - 55.3222.7822 /
Fontes: ABCCharolês e Agência Ciranda – 51.3231.6210
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura