Estação Experimental Cascata sedia segundo dia do Curso de Sustentabilidade de Agroecossistemas

24.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

O Curso de Sustentabilidade de Agroecossistemas tem continuidade na Estação Experimental Cascata (EEC). Desde terça-feira (23), o Curso é aplicado por instrutores da Rede Consagro e possui como principal objetivo debater métodos para a avaliação da sustentabilidade de sistemas agrícolas utilizados na região de Clima Temperado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Embrapa Clima Temperado, Epagri-SC e UFPel e conta com a participação de técnicos da Embrapa, Emater, Capa, Arpasul e de participantes do Programa de Pós-Graduação em Sistema de Produção Agrícolas Familiares.

 

Neste segundo dia de atividades foram abordadas diversas temáticas, como, por exemplo, o Projeto Ensaios de Síntese, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado visando aperfeiçoar processos de experimentação, validação e disponibilização de tecnologias para a transição agroecológica de forma participativa. Este trabalho é desenvolvido pela Unidade juntamente com dois outros projetos criados anteriormente. São eles: Quintais Orgânicos e Rede de Referência em Pesquisa participativa.

 

O Projeto oferece diversas tecnologias agroeconômicas que caracterizam o sistema de manejo, além de identificarem possíveis pontos críticos e sugerirem uma lista preliminar de indicadores que abrangem as diversas dimensões do estudo. Uma de suas metas é atingir a agricultores familiares da região, especialmente aqueles já organizados e que adotam práticas que vão ao encontro das diretrizes previstas no plano original.

 

Outro aspecto debatido durante o Curso de Sustentabilidade de Agroecossistemas foi o uso de indicadores nas áreas de manejo englobadas no projeto, que permite mensurar as modificações nas características de um sistema. Segundo o pesquisador da Epagri-SC, Luiz Verona, os indicadores estão passando por uma alteração em suas características, visando uma melhor avaliação da sustentabilidade de acordo como o método aplicado no estudo em questão. “O contato permanente com os agricultores é de vital importância para o bom andamento dos estudos abordados no Curso”, disse Verona.

 

Ainda durante a tarde quarta-feira (24) os integrantes do Curso realizaram uma atividade prática de aplicação da tecnologia Mesmis em quatro propriedades rurais da região.

 

Christiane Rodrigues Congro

Embrapa Clima Temperado

(53) 3275-8113

christiane.congro@cpact.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025