FMC apresenta nova diretoria de Marketing e Comercial
A situação da resistência aos carrapaticidas no Rio Grande do Sul foi um dos temas do painel sobre sanidade animal realizado, nesta quinta-feira (03/09), na Casa da Fepagro, na Expointer 2009.
O assunto foi apresentado pelo veterinário João Ricardo Martins, pesquisador do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, unidade de Pesquisa da Fepagro, em Eldorado do Sul.
Segundo ele, o fenômeno da resistência é genético e está relacionado diretamente a freqüência de aplicação dos acaricidas. Ao longo do tempo, o uso sistemático do químico pressiona a seleção de indivíduos naturalmente resistentes.
A situação, explica o veterinário, ainda pode ser precipitada pelo uso incorreto dos produtos, especialmente, de dosagens insuficientes para controlar eficazmente os carrapatos. O manejo da resistência precisa ser considerado nos programas de controle dos parasitos, afirma. Participaram do painel o pesquisador do IPVDF e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, Paulo Michael Roehe, e os professores da UFRGS, David Driemeier e Fabrício de Souza Campos.
Gislaine Freitas
Fepagro
(51) 32.888036 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura