Potencial nordestino para Indicação Geográfica entra em debate na Paraíba
O engenheiro de materiais Luiz Henrique Capparelli Mattoso assumiu na última segunda-feira (20), a chefia geral da Embrapa Instrumentação, São Carlos/SP, em substituição a Álvaro Macedo da Silva, que deixa o cargo após estar à frente do Centro por mais de quatro anos. O novo chefe enfrentou um processo extenso de recrutamento e seleção de candidatos até a aprovação final em entrevista realizada com o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, esta semana, em Brasília/DF.
Mattoso é o sexto chefe geral a comandar a Embrapa Instrumentação em 25 anos de existência, com desafios nacionais e internacionais e metas que vão nortear os rumos da Unidade nos próximos seis anos de administração. Para dar continuidade ao desenvolvimento de ações e, ao mesmo tempo manter o alto nível de pesquisa e conceito do Centro, o pesquisador já traçou um plano de trabalho para as áreas de P&D&I, comunicação e transferência de tecnologia e administração, a fim de dar início à gestão. De acordo com ele, entre as propostas de fortalecer a área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) destacam-se:
- O estímulo a projetos em parceria com a iniciativa privada, ações socioambientais, participação em políticas públicas em todas as esferas de governo, municipal, estadual e federal;
- Apoio a projetos considerando necessidade de soluções simples, de baixo custo, mas que propiciem maior competitividade e inserção no mercado para pequenos produtores, principalmente agricultura familiar;
- Avançar na fronteira do conhecimento nas áreas de ciência do solo, mudanças climáticas, agricultura de precisão, pós-colheita e nanotecnologia.
Na área de comunicação e transferência de tecnologia, considerada estratégica na Empresa, o chefe geral pretende atuar de forma a fortalecer a divulgação dos resultados de pesquisa em mídia nacional e internacional, além de implementar modelos mais ágeis e flexíveis para a realização de parcerias, convênios, negócios e transferência de tecnologia para a iniciativa privada.
No setor administrativo, a proposta da nova chefia é, entre outras, estimular parcerias com outras unidades em processos diversos, como compras, eventos, buscando melhorar eficiência e baixar custos; e avançar na descentralização de processos que envolvam a Embrapa Sede.
“Vamos ainda estimular ações de melhorias no ambiente interno, bem como incentivar cursos de aperfeiçoamento e treinamento de todos os funcionários” assegura o chefe geral.
Embrapa Instrumentação Agropecuária
(16) 2107-2901
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura