Seminário vai apresentar ações para desenvolver a cadeia produtiva do arroz no Tocantins
Durante o evento, será assinado acordo que envolve mais de R$1 milhão
O mercado de agricultura digital já começa 2019 aquecido. O lançamento é um aplicativo, batizado de BoosterAgro, que reúne, em uma só plataforma, os principais serviços de previsão meteorológica para o campo [ClimaTempo, Somar Meteorologia, AccuWeather, Weather Channel, YR e Meteored].
“Já contabilizamos cerca de 50 mil downloads, cobrindo 100 mil fazendas em cinco países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia”, declara o empreendedor argentino Marcos Alvarado, um dos criadores do aplicativo.
De acordo com Alvarado, o funcionamento do BoosterAgro é simples. “O produtor localiza sua fazenda no mapa e imediatamente ele pode ver e comparar as diferentes previsões meteorológicas nas coordenadas exatas de sua propriedade.”
Entre as variáveis meteorológicas que o aplicativo fornece, estão: temperatura; chuva; direção, velocidade e rajadas do vento; umidade e ponto de orvalho pelos próximos dez dias.
“Além disso, a ferramenta também permite monitorar em tempo real, por meio de dados de satélite, as condições atuais das fazendas sem ter nenhum equipamento, estação ou sensor instalado”, ressalta Alvarado, que acrescenta: “o aplicativo entrega, ainda, recomendações relacionadas aos períodos mais indicados para aplicação de defensivos, entre outros insumos”.
Índice de vegetação
Outra função é o monitoramento do índice de vegetação das lavouras por meio de imagens NDVI. Para isso, explica Alvarado, o produtor deve marcar seus talhões no mapa. “Dessa forma, ele poderá detectar possíveis anomalias e direcionar sua operação para os pontos em que deve prestar mais atenção. Com uma frequência de sete dias, a aplicação apresenta uma nova imagem e permite consultar imagens de até seis meses atrás.”
O aplicativo, que é gratuito, funciona off-line e está disponível para dispositivos Android e IOS, podendo também ser acessado aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura