ANDAV apresenta novo Conselho Diretor
Os representantes estarão à frente da Associação no biênio 2016/2017
Na tarde de terça-feira (8), foi apresentada a Política de Conservação do Solo e da Água, iniciativa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do 1º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água. A solenidade, que aconteceu no Auditório Central, contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, do secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto, do ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Nardes, e do presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Tomé Kuhn, dentre outras autoridades.
O presidente da Cotrijal anunciou que o fórum será parte da programação permanente da Expodireto Cotrijal. “Esse fórum tem como objetivo melhorar a conservação e a qualidade do solo e da água. Temos a certeza que o debate será um divisor de águas. E o programa do governo é importante porque vai incluir todo o cooperativismo do Rio Grande do Sul”, disse.
A Política de Conservação do Solo e da Água será voltada a todos os agentes da cadeia agropecuária, com o objetivo de incrementar a produtividade em todos os setores. Um dos objetivos específicos é recuperar a capacidade de infiltração e armazenamento de água nos solos agrícolas degradados. “Temos uma área cultivada de sete milhões de hectares no Rio Grande do Sul. Não podemos nos descuidar com a questão do solo e da água. Há a necessidade desse esforço coletivo entre os governos, as cooperativas e produtores”, afirmou o secretário Minetto.
Também estão envolvidas no programa a Secretaria de Educação e a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Após o início das atividades, os produtores que aderirem ao programa passarão por capacitação em agricultura conservacionista.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura