Safra de milho poderá ser uma das melhores da história do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul está em alta com a produção de soja. É o que indica a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a instituição, a safra de 2014/2015 deve alcançar a marca de 14 milhões de toneladas, um número 9% maior em relação à safra 2013/2014. Os dados só cofirmam a importância da produção dessa cultura no Rio Grande do Sul: em 2014 o estado foi responsável pela exportação de mais de 8 milhões de toneladas de grãos da oleoginosa, correspondendo a 30% do total das exportações oriundas do estado, também segundo a Conab. A BASF está alinhada à proposta de superação dessa produtividade no Rio Grande do Sul e, por esse motivo, traz como novidade à Expodireto Cotrijal inovações no Sistema AgCelence Soja, modelo de manejo exclusivo, integrado e sequencial de produtos da Companhia que, além do controle de pragas e doenças, promove incremento de produtividade de até 10% ou três sacas a mais por hectare.
“Com o fungicida OrkestraSC, introduzido recentemente, o modelo ganha ainda mais eficiência. O “efeito blindagem” do produto protege a planta de soja por mais tempo de importantes doenças e é responsável por aumentar a produtividade da cultura pela ação conjunta de dois princípios ativos diferenciados: o fluxapiroxade, uma carboxamida aprovada para uso no cultivo da soja no Brasil no final de 2013, e a molécula F500, que apresenta efeitos comprovados de eficiência fisiológica nas funções orgânicas da planta”, afirma Elias Guidini, gerente de Marketing Cultivos da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF
Os outros dois produtos presentes nesse modelo de manejo oferecido por meio do Sistema AgCelence Soja são Standak Top e Opera. O primeiro, de dupla ação (fungicida e inseticida), protege as sementes e as deixa com características determinantes para que o desenvolvimento inicial tenha consequências diretas na qualidade final das plântulas, contribuindo para garantir mais vigor e enraizamento. O segundo combate as principais doenças da cultura.
O produtor Gilmar Tagliari Bortolin, de Passo Fundo - RS, utilizou o Sistema AgCelence Soja em 10% de sua área na safra 2013/2014. Após verificar bons resultados e aumento na produtividade com cinco sacas a mais na colheita, ele utilizou novamente o sistema na safra 2014/15. “Os produtos da BASF são confiáveis e a assistência que recebemos da empresa é boa. Além disso, o preço é condizente com o mercado”, afirma o produtor, que estima a próxima colheita entre 3600 e 4000 toneladas.
Durante o evento, o tratamento industrial de sementes também ganha destaque. Segundo estudos da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), a importância desse processo já é reconhecida pelos agricultores. No entanto, enquanto 70% dos tratamentos ocorre diretamente na lavoura, apenas 30% são tratados industrialmente, procedimento que aumenta as chances de alcançar bons resultados, além de assegurar o potencial genético da planta. Para abordar melhor o assunto, haverá uma estação dedicada à demonstração e explicação do conceito Seed Solutions. É um conjunto de soluções completas, por meio das sementes, que reúne serviços customizados, máquinas de tratamento de sementes industrial, polímeros, pó secante, inoculantes longa vida (pré-inoculação) e produtos com os benefícios da marca AgCelence. Todas essas tecnologias combinadas contribuem fortemente para que todo o potencial genético da soja seja aproveitado pelos agricultores e, consequentemente, permita maior competitividade da produção agrícola brasileira no cenário global.
Outros produtos
Outra aliada para o cultivo da soja que também prevê técnicas de manejo integrado de pragas é a campanha Comando Antipragas, cujo funcionamento também se dá com base em três inseticidas: o Fastac Duo, que controla importantes percevejos que deformam plantas e promovem a má formação dos grãos; Pirate que possui ação translaminar, ou seja, quando aplicado numa face da folha, excerce sua toxidez contra insetos alojados inclusive na outra face, combatendo eficiententemente a Helicoverpa; e Nomolt 150, que também age contra lagartas, sendo eficiente no controle de pragas mastigadoras. O herbicida Heat também estará em evidência. Ele é responsável por controlar plantas daninhas de folhas largas de dificil controle, especialmente a buva, sem prejudicar a cultura em questão, realiza seu trabalho com agilidade e reduz o risco de ser eliminado pela chuva.
Soluções também para cultura do milho
Na ocasião a empresa apresentará ainda suas soluções integradas no formato de Sistema para as culturas de milho e feijão. Para milho o destaque fica por conta do Sistema AgCelence Milho, composto pelo fungicida Abacus HC e o inseticida e fungicida Standak Top.
Serviços
No estande da BASF haverá uma estação dedicada ao AgroDetecta, ferramenta de monitoramento de doenças e previsão climática que indica ao produtor o melhor momento para o realizar as aplicações de fungicidas de forma preventiva, além do plantio, e colheita, entre outras ações. Ele é conectado a 250 estações meteorológicas em dez estados brasileiros que monitoram as culturas de soja, milho, feijão, trigo e algodão, garantindo assertividade no trabalho do agricultor.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura