Especial Agrishow: ZF apresenta novidades em eixos agrícolas

Empresa vai expor também amortecedores de cabines, conjunto de embreagens para máquinas agrícolas, além do novo conjunto de embreagem 430 para caminhões pesados e extrapesados equipados com transmissões automatiza

29.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Marta de Souza

A ZF participa da Agrishow 2019, que ocorre até 03 de maio em Ribeirão Preto, São Paulo. A empresa estará expondo todo o seu portfólio de soluções tecnológicas para o mercado agrícola sul-americano e também destinados a veículos comerciais off road. Entre os equipamentos está o Eixo TSA 23 de 03 metros. A ZF completará a exposição com amortecedores de cabines, conjunto de embreagens para máquinas agrícolas, além do novo conjunto de embreagem 430 para caminhões pesados e extrapesados equipados com transmissões automatizadas. Outro destaque será a apresentação para o mercado agrícola brasileiro da transmissão automatizada TraXon, com modularidade que possibilita a customização para praticamente todos os tipos de veículos pesados e extrapesados.

O eixo TSA 23, lançado há dois anos pela ZF, será destaque durante a exposição. “Podemos dizer que o Eixo TSA 23 é um dos equipamentos de maior sucesso em nosso portfólio dirigido à área agrícola, pois está trazendo comprovadamente maior produtividade e consequente rentabilidade aos produtores”, opina Silvio Furtado.

Centro de competência global localizado no Brasil

A excelência dos eixos produzidos pela ZF no Brasil trouxe à empresa reconhecimento internacional e a decisão de instalar na matriz brasileira, em Sorocaba, o Centro de Competência Global para produção de eixos agrícolas. Com isso, a coordenação sobre o desenvolvimento de eixos para todos os mercados do mundo atendidos pela ZF passou a ser de responsabilidade da unidade brasileira desde abril do ano passado.

A resposta positiva do mercado à qualidade do Eixo TSA 23 e os excelentes resultados em campo são algumas das razões que trouxeram a notoriedade para a especialização da equipe brasileira em desenvolver soluções tecnológicas eficazes ao mercado agrícola. “Trata-se de um equipamento com design e aplicação desenvolvidos integralmente pela engenharia de produto no Brasil, com suporte das demais áreas da empresa e seu resultado final demonstra o total atendimento às necessidades da produção em campo, desde a plantação até a colheita, contemplando a conveniência do cliente final e das montadoras”, avalia Furtado.

A personalização no atendimento às necessidades dos produtores e montadoras se mostra por meio dos detalhes do equipamento. O grande diferencial do eixo agrícola TSA 23 está na sua flexibilidade. Ou seja, a montadora pode definir a redução do diferencial específico para cada modelo de trator, escolher se utilizará o sensor de esterçamento ou não, e ainda optar pelo diferencial autoblocante ou com bloqueio hidráulico, por exemplo.

Robustez e performance no campo

No TSA 23, a localização do sensor, por exemplo, está próxima às rodas, o que permite uma precisão ainda mais apurada na operação. Em função da maior exatidão e do melhor ângulo de esterçamento, o produtor reduz desperdícios causados pelo amassamento do plantio no momento em que o trator trafega em meio à plantação, aumentando sua produtividade. O sistema de direção com 180 bar de pressão garante ainda mais segurança e conforto ao operador durante a condução.

O Eixo é específico para equipar tratores agrícolas com faixa de potência entre 160 e 240hp. Mais um dos seus atributos está no fato do sensor de esterçamento estar embutido na carcaça lateral. A solução possui interface com o GPS das montadoras e atua para manter sempre o trator no percurso correto. Em casos de desvio do trajeto, o sensor corrige o ângulo de esterçamento para que o trator volte para a rota estipulada sem prejudicar a cultura. 

Os cabos do sensor alocados no interior da carcaça do eixo evitam danos no cabeamento e em conexões, aumenta a confiabilidade no produto e reduz as paradas da máquina para manutenção por danos inerentes às aplicações mais severas no ambiente de trabalho agrícola. O eixo TSA 23 possibilita a operação com implementos frontais devido a sua elevada capacidade de carga, o que otimiza a operação do trator, que pode utilizar o implemento traseiro ao mesmo tempo.

Um sistema para apoio do Cardan garante capacidade de carga até 25% superior ao TSA 23 em relação às demais versões de eixos existentes no mercado. Como opção em seus eixos, a ZF disponibiliza o diferencial autoblocante, largamente utilizado pelo mercado brasileiro, e também a opção do bloqueio hidráulico do diferencial acionado pelo operador do trator. Esta é mais uma vantagem sobre as outras soluções existentes no mercado.

Por ser indicado para aplicações mais severas, o Eixo TSA 23, assim como já acontece no TSA 09, recebeu vedação especial que impede a infiltração de impurezas. Isso permite que ele opere sem sofrer danos em terrenos irrigados, como em cultura de arroz, em máquinas que recebem implementos como a pá carregadeira e em solos muito compactados.

A família de Eixo Tracionado TSA é composta pelos Eixos TSA 20 e TSA 23 nas versões rígida e suspensa. Esses modelos atendem aplicações em tratores com potências 160 – 240 hp. Já o TSA 09 é destinado a tratores com potência de até 90 hp. Uma importante vantagem é que a Família TSA conta com uma ampla rede de peças em todo o Brasil.

Conjunto de embreagem - O conjunto de embreagem da ZF também estará em exposição na Agrishow 2019. Entre suas vantagens estão maior durabilidade ao trem-de-força das máquinas e maior conforto durante a troca de marchas, graças ao sistema de amortecimento tracional e axial utilizado no disco de embreagem. O mancal de acionamento possui alta durabilidade e o platô de embreagem, que foi totalmente otimizado para máquinas agrícolas, reduz o esforço de acionamento do pedal e do atuador.

Amortecedores de cabine – Dois inovadores sistemas de amortecimento de cabine, CALM e Steel Spring, também estarão presentes na Agrishow 2019. Ambos são totalmente vedados para não permitir qualquer tipo infiltração. Os sensores integrados dos amortecedores fazem com que atuem conforme as oscilações do terreno, garantindo maior conforto ao operador durante a condução da máquina. Por possuírem menor número de componentes, os amortecedores ocupam menor espaço de instalação.

Produtividade também das estradas

A ZF também vai destacar em seu estande na Agrishow a transmissão automatizada TraXon. O sistema modular presente na transmissão TraXon atende a todos os requisitos e abrange globalmente vários tipos de veículos, com cobertura à demanda atual e futura das montadoras no que se refere a transmissões automatizadas para caminhões pesados.

Disponível com 12 ou 16 marchas, a versão mais básica da transmissão oferece elevado nível de eficiência – sobretudo graças à sua compatibilidade com um torque do motor de até 3.400 Nm (versão overdrive), ampla relação de marcha, grau de eficácia que chega a cerca de 99,7% e excelente relação potência-peso.

Os maiores benefícios entregues pelas tecnologias de transmissões automatizadas da ZF são a redução do custo operacional através do menor consumo de combustível, redução do desgaste dos elementos de atrito de embreagem e freios, padronização da condução, redução do tempo de manutenção, aumento da segurança e conforto para o motorista.

Conjunto de embreagem MF 430 – Outro sistema que pode contribuir para melhorar a logística agrícola é o novo conjunto de embreagem 430 mm push-type que foi desenvolvido especialmente para utilização em veículos comerciais como ônibus, caminhões pesados e extrapesados on e off road equipados com transmissões automatizadas. De acordo com Silvio Furtado, a tecnologia faz parte do portfólio ZF onde é produzida no Brasil, na planta da ZF em Araraquara e está presente também nos mercados americano, europeu e asiático.

“As expectativas de desempenho comercial do novo conjunto no Brasil e América do Sul são as melhores possíveis, uma vez que trata-se de um produto líder absoluto em todos os mercados onde está presente”, afirma Furtado. Além disso, o conjunto 430mm push-type foi desenvolvido para trazer maior robustez, alta durabilidade, conforto e melhor desempenho à transmissão automatizada, o que é um diferencial no mercado.

Uma de suas maiores vantagens está na possibilidade de personalização, pois oferece platô com diferentes alturas de carcaça para atender todos os layouts de instalação, diferentes tamanhos de amortecedores torcionais para o disco de embreagem, com rigidez torcional customizada para cada motorização, o que proporciona melhor resposta em NVH (ruídos, vibrações e aspereza), contribuindo inclusive para a economia de combustível.

A embreagem possui o novo revestimento S-630C de última geração produzida sem a utilização de solvente um dos mais avançados atualmente do mercado que oferece alta capacidade de transmissão de torque, mesmo sob elevadas temperaturas e severas condições de utilização, suavidade nos acoplamentos e baixíssimo desgaste. É indicada para motores de 1300 a 3500 Nm de torque e para atuar com os amortecedores torcionais.

A embreagem 430 mm push-type também foi desenvolvida para trabalhar em conjunto com o ConAct, o sistema de acionamento pneumático de embreagem da ZF que substitui o mancal convencional. O ConAct integra as funções de servo-acionamento e rolamento de embreagem com diversas vantagens, proporcionando uma atuação precisa do conjunto sob comando da central eletrônica da transmissão automatizada.

“O conjunto dispensa qualquer manutenção durante a vida útil do produto e foi desenvolvido para atender requisitos técnicos específicos das transmissões automatizadas, cada vez mais presentes em todos os mercados de veículos comerciais. Com a tradicional robustez dos produtos ZF, conseguimos extrair o máximo desempenho e conforto destas transmissões de última geração”.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro