Especial Agrishow: Stara lança o primeiro autopropelido 3 em 1
O Imperador 3.0 conta agora com 3 funções: pulverização, distribuição e semeadura.
Os expositores da 25ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola são unânimes em afirmar que a edição deste ano está sendo um grande sucesso, tanto em termos de visitação qualificada, quanto em realização de negócios. Embora os números finais só deverão ser divulgados na tarde desta sexta-feira (4/5), a impressão é de que a projeção inicial, de um aumento entre 5% e 8% no volume total de negócios em relação a edição de 2017, será alcançada.
“Para nós, a Agrishow foi um tremendo sucesso. Nossas estatísticas mostram que, de segunda a quinta, tivemos um desempenho 20% superior ao mesmo período de 2017. Desde o primeiro dia notamos uma tendência de melhora em relação a 2017. E esse desempenho foi constante ao longo de todos os outros dias. Os clientes estavam interessados nas máquinas”, destaca Paolo Rivolo, diretor comercial da Case IH.
De acordo com Rivolo, esse resultado foi influenciado por alguns fatores, como a seca na Argentina, que elevou o preço das commodities, a disputa entre Estados Unidos e China, que tem levado os chineses a buscar novas fontes de fornecimento, além do câmbio favorável. “Esses três fatores se alinharam num cenário perfeito. Então, a partir do quarto mês os produtores começaram a ver a possibilidade de fazer investimentos que estavam retidos no princípio do ano. Em razão disso, nossos clientes já chegaram aqui com uma ideia muito clara do que iriam comprar para a próxima safra”.
Eduardo Nunes, diretor de vendas Massey Ferguson, acrescenta que esses fatores abriram espaço para o agronegócio nacional, gerando otimismo e refletindo nas vendas na feira. “A Agrishow foi boa para nós, em função dos lançamentos, que puxaram as vendas. Tivemos também uma demanda forte por parte de clientes que atuam nas regiões produtoras de grãos. Houve uma procura grande de colheitadeiras, plantadeiras e tratores maiores. Em termos de faturamento foi melhor que o ano passado. Ainda estamos fechando o balanço final, mas há uma evolução. Isso porque os produtores rurais vieram mais decididos a realizar investimento e fazer a aquisição, com bom embasamento para negociação”.
Segundo Alison D’Andréa, especialista de Marketing Sudeste da New Holland Agriculture, a Agrishow foi muito boa, sendo o quarto dia de evento muito bom. “Para nós, foi o melhor dia da feira em termos de fechamento de negócios. A princípio, a edição 2018 será melhor que a do ano anterior em termos de resultados. Recebemos em nosso estande um público bem focado e disposto a fazer negócios”.
Esse cenário de aumento das vendas também foi visto na Piccin Tecnologia Agrícola. “Esta edição foi bastante positiva. A feira foi mais movimentada e as intenções de negócios superaram nossas expectativas, com um aumento de vendas em relação ao ano passado na ordem de 15%”, relata Ligia Peccin, diretor financeira da Piccin.
Para Alisson Brandes, diretor de Vendas e Marketing da JCB, a Agrishow é uma das maiores feiras voltadas ao agronegócio da América Latina, portanto, marcar presença em um evento como este é fundamental para todas as marcas que, de alguma forma, oferecem soluções e maquinários para este setor. “Ainda não temos os resultados totalmente fechamos, mas posso afirmar que nossa expectativa é muito boa, tendo em vista que o segmento agro segue de vento em popa. Alinhados com a expectativa da própria Agrishow, esperamos um crescimento de vendas de 5 a 10% em relação a edição passada”.
Segundo André Pereira, gerente de Marketing & e-Business da JF Máquinas, do ponto de vista internacional, tanto o volume de visitas quanto o de negócios estão dentro do esperado. “Mas, do ponto de vista nacional, superamos consideravelmente o ano passado, em todos os aspectos. Essa conclusão é feita sobre uma estimativa que temos até agora, mas ainda tem o último dia de feira para contabilizar, que historicamente, é forte para nós. Estamos felizes com o resultado”.
Pela primeira vez na feira, Angelo Palocci, diretor das empresas e-Agro e AgroMercador, conta que para a feira foram traçados três objetivos: contatar produtores e fechar negócios com eles, desenvolver parcerias e posicionar as marcas. “Durante o evento, conseguimos fazer muito relacionamento. Formamos mais de 10 parcerias com a e-Agro e cerca de 50 com a AgroMercador. Muitos contratos foram fechados no período e outros serão finalizados nas próximas semanas. As nossas metas foram superadas muito além do que tínhamos previsto logo nos primeiros dias. Os resultados que a Agrishow 2018 nos trouxe foram excelentes. Nossa presença está confirmada na próxima edição”, comenta.
Também estreando na feira, a Ilumisol, movimentou R$ 5 milhões. “Gostamos do resultado e voltaremos em 2019”, afirmou o diretor da empresa, Daniel Rocha.
Já a KO, empresa de pulverizadores, destacou que vendeu 100 máquinas na feira. “Para um pecuarista da região Centro-Oeste, só no quarto dia, vendemos 11 máquinas para pulverização de pastagem”, disse Sergio Rubens Donadi, gerente de vendas. “Em 2017, 30% das propostas de financiamentos deram certo e neste ano esperamos manter a mesma média.
O gerente de vendas da Bauer, Marcos Esposito, relatou que a empresa que comercializa pivôs para irrigação vendeu R$ 3 milhões em 2017 e chegou aos R$ 4 milhões neste ano. “O aspecto institucional da feira é positivo e, desde que a empresa existe no Brasil, há 13 anos, participamos da Agrishow”, afirmou Esposito.
Giancarlo Brasil, coordenador de marketing da Coimma, que comercializa balanças e troncos para gado, lançou novos sistemas de contenção para a pecuária, com tecnologia aplicada, enfatiza que a feira é excelente para realizar rodada de negócios e, também, no aspecto institucional e fortalecimento do nosso pós-venda.
A Agrishow 2018 encerra nesta sexta-feira, dia 4 de maio. A feira é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.
Mais informações:
AGRISHOW 2018 – 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data: 30 de abril a 4 de maio de 2018
Local: Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - Ribeirão Preto (SP)
Horário: das 8h às 18h www.agrishow.com.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura