Pela 11ª vez a CASE Construction Equipment é uma das expositoras da Agrishow, dividindo estande com a marca de máquinas agrícolas Case IH – ambas da CNH Industrial. Neste ano, a marca vai levar quatro modelos, todos amplamente utilizados nas plantações e usinas de cana: pá-carregadeira 721E versão canavieira, motoniveladora 865B, escavadeira hidráulica CX220C Série 2 e retroescavadeira 580N.
“O agronegócio continua tendo uma importante participação nas vendas de máquinas de construção, com aplicações específicas no setor de cana que resultam em expressivos ganhos de produtividade”, afirma o gerente de Marketing da CASE para a América Latina, Maurício Moraes.
As aplicações das máquinas de construção no agronegócio vão além dos serviços de infraestrutura. São importantes para elevar a produtividade no campo e fazer a manutenção das fazendas e usinas. Elas operam nas estradas que levam às fazendas, nos processos de carregamento, no preparo do solo e também na área produtiva, como na cultura da cana-de-açúcar.
Pá-carregadeira versão canavieira – A CASE foi a primeira marca a desenvolver uma pá-carregadeira versão canavieira, para operar com o bagaço da cana com maior segurança, menos paradas e aumento da produtividade.
A pá-carregadeira 721E é equipada com motor CASE / FPT de 195 hp, com certificação MAR I / Tier III, que proporciona maior desempenho e economia de combustível. Tem três curvas de potência e quatro modos de trabalho, que permitem utilizar a potência mais adequada ao tipo de aplicação.
Um dos diferenciais do modelo em relação à concorrência é o sistema de hélice reversível e de arrefecimento chamado Cooling Box, pré-filtro ciclônico na entrada do motor e no ar-condicionado para melhor eficiência do sistema e evitar entupimentos, caçamba dimensionada para a movimentação de bagaço de cana e chassi com aberturas para evitar acúmulo de material.
Tem também capô traseiro acionado eletricamente, que proporciona acesso total ao motor e aos serviços de manutenção diária.
Líder de vendas – A retroescavadeira 580N, líder de vendas, é usada em todos os segmentos, inclusive no agronegócio. Junto das motoniveladoras, pás-carregadeiras e escavadeiras, atua nas operações de drenagem de áreas, construção de curvas-de-nível e abertura de valas e valetas. Além disso, tanto a retroescavadeira quanto as minicarregadeiras e as pás-carregadeiras são bastante utilizadas na manutenção das fazendas e manuseio de insumos, da colheita e do bagaço da cana.
A retroescavadeira 580N tem motor CASE / FPT MAR-I / Tier 3 com 79 hp de potência líquida, peso operacional de 7.553 kg, caçamba padrão com capacidade de levantamento de 3.086 kgf e volume de 1 m³.
Infraestrutura – A motoniveladora 865B é usada na melhoria da infraestrutura do meio rural, ajudando a manter em bom estado as estradas vicinais das cidades por onde escoa a produção dos agricultores. Também é muito aplicada em fazendas e usinas para abertura de acesso em áreas de cultivo de cana de açúcar, preparação do solo e curvas de nível.
O modelo é equipado com motor CASE / FPT eletrônico Common Rail, turbo-alimentado de alto desempenho, baixo consumo, baixa emissão de poluentes, facilidade de manutenção e certificação Tier 3. O capô basculante, com formas arredondadas, permite maior visibilidade traseira, fácil acesso ao motor e aos componentes de manutenção. Pontos de lubrificação e abastecimento no nível do solo agilizam o processo e diminuem o tempo de máquina parada.
As cabines das motoniveladoras série 800B têm certificação ROPS/FOPS e novo design com maior área envidraçada, o que permite mais visibilidade em todas as direções, mais espaço e com comandos posicionados de acordo como os princípios ergonômicos oferecendo fácil acesso, comodidade e conforto ao operador. A janela frontal inferior proporciona maior visibilidade da lâmina, permitindo maior controle e melhor acabamento da superfície trabalhada.
O modelo tem transmissão Power Shift com conversor de torque e com sistema de bloqueio lock-up. O conversor de torque proporciona aumento de torque para os trabalhos pesados, e o lock-up é ideal para trabalhos mais suaves como espalhamento de material. Com lock-up desativado, ela trabalha com o conversor de torque. E, quando ativado, funciona como Direct Drive, com controles eletrônicos de troca de marchas, sendo seis velocidades à frente e três à ré. O conversor de torque é um tipo de acoplamento hidráulico que proporciona um aumento de até 70% no torque e faz dele o instrumento ideal para trabalhos em que é necessária maior força de tração.
Escavadeira hidráulica– As escavadeiras hidráulicas na faixa de 20 toneladas detêm a metade do mercado brasileiro no segmento pela versatilidade. A CX220C Série 2, de 22.145 kg e motor CASE/FPT de 147,8 hp, contam com excelente desempenho e produtividade, operando tanto em serviços leves quanto em minerações e escavações de médio porte. Fazendo uma analogia a um jogo de cartas, a CX220C Série 2 é um trunfo nos segmentos em que se aplica uma escavadeira, pois substitui qualquer das demais, guardadas as devidas proporções.
O modelo tem lanças, braços e opções de caçambas heavy duty, para serviços pesados, que asseguram maior durabilidade desses implementos. O sistema hidráulico proporciona melhor distribuição da vazão das bombas nos movimentos combinados.
O motor certificação Tier III tem rotação ligeiramente reduzida e o sistema de injeção é menos sensível a combustível com alto teor de enxofre, possibilitando assim maior vida útil dos componentes. O sistema Auto Stop programável, que desliga o motor se nenhum atuador for utilizado durante 3 minutos, também contribuíram para diminuir o consumo de combustível.