Citricultura baiana continua livre da HLB
A AGCO - fabricante e distribuidora mundial de equipamentos agrícolas – responsável pelas marcas Challenger, Fendt, GSI, Massey Ferguson e Valtra – firma durante a 21ª Agrishow acordo de cooperação técnica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), onde o objetivo será unir esforços para facilitar o acesso dos produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná aos atuais programas de crédito agrícola.
Com o apoio das redes de concessionárias das marcas Massey Ferguson e Valtra – distribuídas na região Sul, o agricultor poderá conhecer mais detalhadamente os diferentes programas mantidos pelo governo federal, operados pelo BNDES, tais como: ABC (Agricultura de Baixo Carbono), PRONAMP (Programa de Apoio ao Médio Produtor Rural), PCA Armazenagem (Programa para Construção e Ampliação de Armazéns) entre outras, além das linhas convencionais como o Finame PSI e Moderfrota. Entre as metas traçadas está promover ações de divulgação sobre os recursos e condições oferecidas para aquisição de maquinários agrícolas, implementos e armazenagem de grãos.
Segundo Ana Helena de Andrade, diretora de Assuntos Governamentais da AGCO na América do Sul, a assinatura deste acordo representará mais um avanço importante no sentido de proporcionar ao produtor rural cada vez mais opções de financiamento com condições e prazos diferenciados. “Com a parceira do BRDE na condução deste acordo de cooperação a AGCO quer incentivar ações de comunicação, bem como incentivar o trabalho de divulgação das diferentes linhas de crédito em feiras e eventos técnicos do setor agropecuário”.
Ao BRDE caberá manter a disponibilidade de recursos e informações para obtenção do financiamento, além de manter equipe específica para oferecer atendimento diferenciado ao produtor rural bem como para tirar dúvidas e prestar esclarecimento às equipes da AGCO, oferecendo treinamento e atualizando-as em relação às novidades e mudanças que ocorrerem nos programas de financiamento.
O banco irá orientar e acompanhar o desenvolvimento das operações apresentadas, com o objetivo de abreviar suas contratações e respectivas liberações dos recursos financeiros, tudo conforme os critérios de segurança e política operacional da BRDE, observando-se, sempre que cabível, o cronograma de financiamentos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura